Esse é o Tacuary Futebol Club, um clube de futebol paraguaio, com sede no bairro Jara, em Assunção. Na primeira década do século XXI, o clube chegou à primeira divisão paraguaia pela primeira vez e também se classificou para copas internacionais como a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Atualmente, jogam na segunda divisão do Paraguai, tendo sido rebaixados em 2024. Joga o famoso "Clásico de Barrio Jara" contra o Club Sportivo Ameliano.
Fundada em 1923, com o nome de 9 de Junho, provavelmente em alusão a uma data que recordava alguma passagem da revolução chirifista de 1922-1923. Questionado por sua conotação política, o nome levou alguns anos para ser restabelecido com seu nome atual. Em 21 de junho de 1932, antes da Guerra do Chaco, foi realizada a última reunião no bairro de Las Mercedes, sob a presidência do Sr. Juan de la Cruz Toñánez, e decidiu-se guardar os móveis e troféus na casa do Sr. Juan Salinas, que foram recuperados em 13 de outubro de 1935, após o fim da guerra. O Sr. Dalmiro Frontanilla, naquela época, foi nomeado delegado do clube na LPF.
O clube passou boa parte da sua história entre as ligas inferiores do Paraguai. O ano de 1994 divide a história do clube em dois capítulos: um antes e um depois. Desportivamente fortaleceu-se e conquistou o título da Primeira Divisão B em 1999. Em 2002 sagrou-se campeão da Divisão Intermédia e em 2003, pela primeira vez na sua história, competiu com grande destaque na categoria profissional. A história é enriquecida por duas participações na Copa Libertadores e uma turnê pela Europa. Anteriormente, em 1953, 1961 e 1983, eles haviam conquistado títulos da Segunda Divisão, a terceira e mais baixa divisão do futebol paraguaio naquela época.
O Torneio Clausura de 2012 foi o último torneio disputado na primeira divisão, pois após terminar em penúltimo na tabela, seu rebaixamento foi confirmado. Em 2014 a gestão de Francisco Ocampo chegou ao fim, deixando o clube em uma situação precária após sua saída.
Em 2022, ao retornar à primeira divisão, teve resultados ruins no primeiro semestre, mas melhorou seu desempenho no segundo. Ele terminou em 6º lugar na classificação anual da temporada, o que lhe permitiu competir na Copa Sul-Americana de 2023.
Em 2024, o Tacua, depois de três temporadas competindo na primeira divisão do Paraguai, cairia novamente para as divisões inferiores. Apesar da vitória apertada sobre o Nacional na 20ª rodada do Clausura, o General Caballero de Mallorquín, que também lutava pela sobrevivência, confirmou o rebaixamento do time do Barrio Jara após vencer o Libertad por 3 a 1. O resultado deixou o Albinegro na última colocação da Tabela Média, sem mais possibilidades de continuar na Divisão de Honra.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.
Comentários
Postar um comentário