Esse é o União Futebol Clube, mais conhecido como União Mogi, um clube brasileiro sediado em Mogi das Cruzes, no interior do estado de São Paulo.
Foi fundado por esportistas locais em 1913, mas não disputou competições de futebol até 1924, quando participou pela primeira vez de um campeonato amador conhecido como Campeonato do Interior.
Foram pouco menos de 30 anos no amadorismo até que o União conseguisse se profissionalizar em 1951. Naquele ano, o clube disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, licenciando-se no ano seguinte. O retorno às competições oficiais aconteceu 1955, quando disputou mais uma vez a Segunda Divisão, onde permaneceu por outros quatro anos.
Em 1960, o clube pediu licença mais uma vez, deixando de participar de campeonatos organizado pela Federação Paulista de Futebol por quase duas décadas. O retorno deu-se em 1979, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão, competição que disputou até 1981, quando foi promovido à Segunda Divisão do Estadual, na qual permaneceu até 1993. Naquela época, dada a reestruturação da fórmula do Campeonato Paulista, a equipe passou a competir na Série A3.
Em 1998, o clube mudou seu nome para União Mogi das Cruzes Futebol Clube, ganhando um novo apelido: União Mogi. Quatro anos depois, ainda no Campeonato Paulista da Série A3, a equipe foi rebaixada à Série B1, que disputou em 2003. Com novas alterações nos nomes da competição estadual, o time passou a disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2004, sagrando-se campeão em 2006 e retornando à Série A3 no ano seguinte.
Em 2008, o clube voltou a adotar a antiga alcunha de União Futebol Clube, ficando com a 14ª colocação no Campeonato Paulista da Série A3, sem conseguir o acesso. No ano seguinte, passando por dificuldades financeiras e sem maior apoio oficial, a equipe do Diabo, jogando pelo Paulistão Série A3, fez uma má campanha, ficando em último lugar, com apenas 1 ponto conquistado em 19 jogos, e acabou rebaixada para a "Série B" - Quarta Divisão.
Em 2011, o clube viveu um dos piores anos de sua história. A situação passou de um início de ano esperançoso sob um nova gestão, para encerrar uma temporada repleta de escândalos, como alimentação dos atletas a base de arroz e repolho e dois pacotes de macarrão para serem divididos entre todo o elenco, salários atrasados, além de ver os jogadores acusarem o treinador da época de estelionato, injúria, difamação e, pasmem, assédio moral e sexual.
Em 2023, ainda em uma grave crise, o clube foi rebaixado para a quinta divisão paulista.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria, baseada em um uniforme antigo.
Comentários
Postar um comentário