UNIVERSIDAD, DO CHILE, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Universidad de Chile, um clube poliesportivo da cidade de Santiago que disputa disputa a primeira divisão da liga chilena de futebol. Seus principais rivais são o Colo-Colo e o Universidad Católica e sua torcida organizada mais atuante é conhecida popularmente como Los de Abajo.

Fundado em 1927 como Club Deportivo Universitario, nascido da união dos clubes Náutico Universitario, Internado, Universitario de Atletismo e Federación Universitaria. Por consenso, os seus integrantes decidem adotar no escudo do novo clube uma coruja (que já era parte integrante do escudo do Náutico Universitario).

Na década de 1930, o Club Deportivo Universitario competia na série amadora da Associação de Santiago. Em 1936, ganhou o campeonato da Série B, em 1937, voltou a ganhar o torneio e solicitou o ascenso à Primeira Divisão. Esse ano passou a se chamar Club Deportivo Universidad de Chile, já que os estudantes da Universidad Católica, que também militavam no Club Deportivo Universitario, se retiraram para formar o clube próprio àquela universidade, que não possuía equipe profissional.

Ambos solicitaram o ingresso na série profissional, mas os dirigentes estimaram que somente uma equipe universitária poderia ser promovida. Para definir qual dos clubes iria ascender, os dirigentes optaram por que as equipes jogassem uma partida com uma equipe profissional da primeira divisão.

A Universidad Católica teve de enfrentar o Colo-Colo, perdendo por 6 a 2, enquanto a Universidad de Chile enfrentou o Audax Italiano, empatando por um gol no tempo regulamentar. Seguindo igualados na prorrogação, a partida teve de ser definida na "morte súbita" (gol de ouro), na qual o Audax Italiano converteu o gol do triunfo. "La U" definitivamente perdia o encontro por 2 a 1.

No entanto, a digna atuação da Universidad de Chile deixou os dirigentes da associação de futebol satisfeitos e estes aceitaram o ingresso da equipe azul na primeira divisão. Em 29 de maio de 1938, ocorria a estreia na Primeira Divisão, enfrentando no Campo de Sports de Ñuñoa o poderoso Club Deportivo Magallanes.

Seus grandes rivais são os clubes Colo-Colo, com quem joga o Superclássico Chileno, um clássico que passou a gerar alto interesse a partir dos anos 1950 no país, e a Universidad Católica, com quem joga o tradicional Clássico Universitário, choque que já produziu 16 confrontos decisivos desde 1909.

Atualmente é o segundo maior campeão chileno, campeão da Copa Sul-Americana, a segunda maior competição continental, quatro vezes semifinalista da Copa Libertadores da América, são os seus maiores destaques internacionais nos gramados. Em âmbito nacional, já foi campeão chileno por 1 vezes e venceu seis Copas do Chile.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários