Esse é o Athletic Football Club Bournemouth, um clube de futebol da Inglaterra, sediado em Bournemouth. Atualmente disputa a Premier League. O emblema é uma homenagem a Dickie Dowsett, um artilheiro do clube nas décadas de 1950 e 1960.
A história do Bournemouth, começa no ano de 1890, quando o time foi fundado com o nome de Boscombe Fottball Club, porém o clube só se profissionalizou em 1910. Em 1920, a equipe chegou pela primeira vez à terceira divisão inglesa. Porém, como o Boscombe jogava no distrito da Bournemouth, resolveu em 1923, mudar de nome e passou a se chamar Bournemouth Boscombe e Athlethic Club. Na primeira temporada com nome novo, o clube terminou a terceira divisão em 5º lugar, ficando perto do acesso para a segunda divisão.
Após o término da Segunda Guerra Mundial, o clube entrou em declínio e passou a frequentar divisões inferiores na Inglaterra. Até que em 1972, o clube foi comprado pelo magnata inglês John Bond, que decidiu adotar um nome mais simples para a equipe: Athletic Football Club Bournemouth, mudando também o símbolo e a camisa da equipe. O Bournemouth, até 1971, jogava com um uniforme todo vermelho, ganhando a alcunha de (The Cherries, em português Os Cerejas), mas em 1972 o clube passou a jogar com um uniforme listrado de vermelho e preto.
As mudanças trouxeram um pouco mais de estabilidade ao clube, que seguiu disputando as ligas inferiores do futebol inglês.
Em junho de 2009, um consórcio de empresários comprou o clube, com uma considerável injeção de capital no clube, até então na League Two - a quarta divisão do futebol inglês. A primeira temporada após a compra trouxe sucesso, com o Bournemouth terminando em segundo lugar na League Two, sendo promovido com dois jogos de antecedência.
A escalada foi dura, mas foi relativamente rápida. Depois de mais um acesso, o clube passou a maior parte da temporada de 2014-15 perto do topo da tabela da segunda divisão, e uma vitória por 3-0 sobre o Charlton Athletic na última rodada foi suficiente para conquistar o título da Championship e a primeira promoção do time ao escalão principal do futebol inglês.
Alternando campanhas boas e medianas, o clube se manteve na Premier League por cinco temporadas seguidas. Um início brilhante para o temporada 2019-20 viu a equipe em 7º lugar no início de novembro. No entanto, problemas contínuos de lesões e uma sequência de resultados ruins se seguiram, seguido pela instabilidade do período de pandemia, causaram o rebaixamento do clube.
Na temporada seguinte os Cherries conseguiram um arranque impressionante, com 15 jogos invictos no início da temporada 2021-22 da Championship, conseguindo a promoção no penúltimo jogo da temporada, uma vitória por 1-0 sobre o rival Nottingham Forest.
Em 13 de dezembro de 2022, o clube foi comprado ao anterior proprietário, Maxim Demin, pelo Black Knight Football Club, uma parceria liderada pelo empresário americano Bill Foley e pela Cannae Holdings. O grupo de acionistas minoritários é liderado pelos ator de Hollywood Michael B. Jordan e pelo fundador da Kosmos, Nullah Sarker.
Atualemente os principais títulos do clube são um Campeonato Inglês - 2ª Divisão em 2014–15, um Campeonato Inglês - 3ª Divisão em 1986–87 e um EFL Trophy em 1983–84.
Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.
ESTAMOS NO INSTAGRAM! https://www.instagram.com/botoes.berdinazzi/
Comentários
Postar um comentário