SELEÇÃO DE GALES, DE ROUPA NOVA

Essa é a seleção galesa de futebol, representante do britânico País de Gales. Essa foi a primeira seleção a levar um gol do Pelé em Copas do Mundo, no ano de 1958, a única Copa do Mundo que os galeses participaram.

A seleção se classificou para apenas dois campeonatos oficiais em sua história. A Copa do Mundo, em 1958, na qual chegou às quartas-de-final, e a Eurocopa de 2016, no qual chegou às semifinais.

Nas competições olímpicas os galeses competem juntamente com os ingleses, escoceses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Olímpicos de 1900, nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos Jogos Olímpicos de 1912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses.

Passados 58 anos desde a única presença numa Copa do Mundo, o País de Gales voltou a se classificar para uma competição oficial, desta vez para a Eurocopa. Na fase de qualificação, os galeses tinham a Bélgica e a Bósnia e Herzegovina como maiores adversários do seu grupo. Sendo um grupo quase acessível, os galeses terminaram a campanha no segundo lugar do grupo B, classificando-se para a fase final de um Europeu pela primeira vez na história. Sendo assim, o País de Gales enfrentou, na fase de grupos, a Eslováquia, a rival Inglaterra e a Rússia. Num grupo que parecia ser muito complicado de ultrapassar, os galeses não se deixaram subestimar e classificaram-se para as oitavas-de-final, tirando inclusive o primeiro lugar do grupo à Inglaterra, mesmo perdendo contra os mesmos. Os galeses não se satisfizeram apenas com a passagem aos oitavos e acabaram por ir muito mais longe: nos oitavos, eliminaram a Irlanda do Norte com uma vitória por 1-0, e depois, afastaram um dos adversários da fase de qualificação, a Bélgica, agora com nova vitória por 3-1, sendo que o País de Gales nunca perdeu com a Bélgica na fase de qualificação. A "caminhada" surpreendente do País de Gales até à semifinal da prova levou com que os jornais galeses descrevessem a equipa presente em França como "a melhor seleção que o País de Gales alguma vez teve", e até afirmando que "o País de Gales nunca mais iria ter uma equipe com tanta qualidade como aquela". A campanha galesa viria a acabar nas semifinais, com uma derrota por 2-0 frente ao futuro campeão Portugal.

Durante muito tempo a seleção galesa contou com Ryan Giggs em seu time, junto com o atacante Bellamy. Hoje seu principal destaque é o atacante Gareth Bale, do Tottenham Hotspurs, da Inglaterra.


Comentários