SPEZIA, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Spezia Calcio, um clube de futebol profissional italiano com sede em La Spezia, Ligúria, atualmente competindo na Série B. 

O Spezia Calcio foi fundado em 1906 pelo banqueiro suíço Hermann Hurny, que jogou no Crystal Palace em Londres durante seu período como estudante. Supostamente, o primeiro kit Spezia, azul claro e branco, foi um kit Crystal Palace de segunda mão doado a Hurny quando ele retornou a La Spezia. Ele jogou novamente pelo Crystal Palace em 1909.

Em 1911, após a decisão de Alberto Picco e outros de homenagear o Pro Vercelli como exemplo de time pequeno capaz de vencer os grandes times, foi adotada uma camisa branca lisa com calção preto e meias pretas, que ainda hoje é usada. Na década de 1920, antes da criação da Série A, o Spezia disputou vários jogos da liga principal contra gigantes do futebol italiano, incluindo Milan, Juventus e Inter de Milão. O clube participou de todas as camadas do sistema de futebol italiano.

Spezia venceu o Campionato Alta Italia de 1944, que foi oficialmente reconhecido pela FIGC (Federação Italiana de Futebol) em 2002, após uma longa disputa e o uso de um distintivo especial permanente foi autorizado. O escudo tricolor é exibido nas camisas oficiais durante os jogos e tem formato e tamanho diferentes do Scudetto comum.

Após a queda da Série B em 1951, o Spezia estava destinado a definhar na terceira e quarta divisões por 55 anos. A década de 2000 viu o retorno à Série B em 2006, a falência e o renascimento, restabelecendo-se como um time regular da Série B mais uma vez. Em 2020, exatamente 100 anos após sua primeira aparição no nível mais alto, o Spezia finalmente retornou à Série A como o vencedor dos play-offs de promoção, garantindo um segundo mandato na Série A para a temporada 2021-22.

Atualmente o clube voltou a disputar a segunda divisão italiana.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários