PRUDENTE, DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

Esse é o Grêmio Desportivo Prudente, uma agremiação esportiva, da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Atualmente disputa o Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 e a Copa Paulista.

Fundado em 2005 com o nome de Oeste Paulista Esporte Clube pelo meia-atacante Adriano Gerlin da Silva. O objetivo era de alavancar o esporte na cidade de Presidente Prudente, onde foi instalada a sede do time. Ostentando, de início, a cor laranja no uniforme principal, o clube logo recebeu um apelido carinhoso da população da cidade, que passou a se referir à equipe como a "Laranja Mecânica". Assim, o OPEC passou a adotar a Laranja como sua mascote, criando uma identidade que lembra a excelente campanha da seleção holandesa, que usa uniforme laranja, na Copa do Mundo de 1974.

Logo em sua primeira participação em uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2006, o Oeste Paulista conseguiu alcançar a oitava posição, deixando para trás equipes tradicionais do estado de São Paulo. No mesmo ano, a equipe sub-20 conseguiu chegar ainda mais longe em sua categoria ao ficar com a terceira colocação do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

No ano de 2007, o clube conquistou o primeiro lugar no Campeonato Paulista Segunda Divisão e o direito de disputar a Série A3 no ano seguinte. Em 2008, a equipe ficou muito próxima de conseguir um novo acesso, classificando-se para a segunda fase da competição, mas terminou no quarto lugar do grupo. Precisando apenas de uma vitória pra garantir o acesso para a Série A2 de 2009, o clube tomou um goleada histórica de 7 a 0 para o Linense deixando a vaga escapar para a equipe de Lins.

Em 2009, após alguns problemas de planejamento e uma campanha abaixo das expectativas, o Oeste Paulista foi rebaixado, encerrando sua participação na Série A3 na 17ª colocação. Devido a problemas financeiros, o clube cogitou em mudar sua sede para Dracena, o que não aconteceu, optando então em se licenciar de competições permanecendo 2010 e 2011 sem participar de nenhum campeonato, mantendo apenas as categorias de base.

Em 2012, o clube através de sua filiação na FPF, é adquirido por um grupo de empresários e ex-jogadores como Antonio Carlos Zago e Bernardo Silva que saldaram as dividas e alteraram o nome para "Grêmio Desportivo Prudente", visto a grande visibilidade que o antigo Grêmio Prudente, atual Grêmio Barueri, trouxe para a cidade. Vale ressaltar que os anos em que o Grêmio Barueri esteve em Presidente Prudente, foram os anos em que o Oeste Paulista esteve licenciado.

Já como Grêmio Desportivo Prudente, o time voltou as atividades naquele ano disputando o Campeonato Paulista Segunda Divisão, ainda com uma campanha modesta, terminando o campeonato na 25º colocação, sendo eliminado na primeira fase

Depois de campanhas medianas, o Grêmio Prudente terminou o Campeonato Paulista de 2018 na 37° posição de 40 times participantes, não vencendo um jogo sequer dos quatorze disputados na primeira fase. Foi o balde de água fria que causou um novo licenciamento 

Na metade de 2019, após uma reformulação em toda a diretoria e com uma nova administração, por meio de uma votação no site Mantos do Futebol, o clube mudou seu escudo (criado pelo designer Diogo Palilo), sua mascote e seu uniforme, gerando uma grande expectativa em seus torcedores com a possibilidade de um retorno ao cenário profissional.

Em 2022, dono da melhor campanha geral, o time prudentino disputou a final contra a Itapirense vencendo pelo placar agregado de 3x0, sendo 2x0 em Itapira e 1x0 no Prudentão, campanha que trouxe o acesso à Série A3 e o titulo de maneira invicta.

O ano de 2023 ficou marcado para o Grêmio Prudente com um time competitivo, chegando em duas semifinais na temporada, bateu na trave para o acesso a A2 após empatar com o São José em casa sem gols e perder o segundo jogo na casa do adversário diante de 12 mil pessoas pelo placar de 1x0. Na Copa Paulista do mesmo ano, se reencontram em mais uma decisão, o primeiro jogo da semifinal, novamente um empate, porém no jogo decisivo o São José levou a melhor por 2x0, indo para mais uma final e deixando os Prudentinos pelo meio do caminho.

Em 2024, depois da boa campanha no ano anterior, o Grêmio Prudente chegou ao acesso após vencer a equipe do São Bernardo pelo placar agregado de 3x2 (2x1 em Presidente Prudente e 1x1 em Santo André no Estádio Bruno José Daniel). Foi uma campanha consistente na fase de grupos e sendo coroada com o acesso na semifinal do campeonato, ainda eliminando o Bragantino II na fase anterior.

Na final, o time empatou em casa, e perdeu o segundo jogo para a equipe do Votuporanguense, consagrando vice-campeão da Série A3 2024, cassificando-se para a Série A2 do Paulistão, onde enfrentou equipes tradicionais paulistas como XV de Piracicaba, Ituano, Taubaté, São José, Ferroviária, Santo André, Juventus, Portuguesa Santista e outros.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.

Comentários