ATLÉTICO MINEIRO, DE BELO HORIZONTE-MG, DE ROUPA NOVA

Esse é o Clube Atlético Mineiro, um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. É considerado um dos mais populares clubes de futebol do Brasil e possui a maior do estado de Minas Gerais.

Foi fundado em 1908 por um grupo de estudantes de classe média de Belo Horizonte com o nome Athlético Mineiro Football Club. Seu símbolo e alcunha mais popular é o Galo, mascote oficial desde o final da década de 1930. Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados no futebol.

Em 1914 venceu o seu primeiro título, a Taça Bueno Brandão, e no ano seguinte foi o primeiro Campeão do Campeonato Mineiro. Em 1929 fez sua primeira partida internacional, quando venceu o português Vitória de Setúbal por 3x0. 

Em 1937 o Galo foi o Campeão dos Campeões Brasileiros, considerado pelo Atlético como o primeiro  Campeonato Brasileiro. 

Em 1968 o Galo disputou uma partida representando a seleção brasileira, e venceu a seleção da Iugoslávia por 3 a 2, no Mineirão. No ano seguinte o Galo venceu um amistoso contra a seleção brasileira que mais tarde conquistaria o tricampeonato mundial, no México.

Confirmando a boa fase, em 1971 o Galo vence o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, e conquista o Campeonato Brasileiro de fato, com Telê Santana como ponta-direita e Dadá Maravilha como centro avante. 

Dadá é o segundo maior artilheiro da história do Clube. Entre os anos de 1968 e 1979, vestiu a camisa Alvinegra 290 vezes, marcou 211 gols e conquistou três títulos. Foi o autor de um dos gols mais importantes da história do Atlético, o da vitória sobre o Botafogo, em 19 de dezembro de 1971, no Maracanã, que deu ao Galo o título do Campeonato Brasileiro daquele ano. Dadá foi, inclusive, o artilheiro do Brasileiro em 1971, com 15 gols, e também em 1972, com 17.

Poucos anos depois o clube conheceu seu maior ídolo. Reinaldo, é considerado um dos maiores gênios do futebol brasileiro em todos os tempos. Revelado pelas categorias de base do Clube, o ex-atacante vestiu a camisa alvinegra em 475 partidas e anotou 255 gols, que fazem dele o maior artilheiro da história do Galo. Não venceu o Brasileirão, mas acumulou 10 títulos pelo Galo.

Outros ídolos do clube são Victor, Hulk, Marques, Guilherme, Réver, Toninho Cerezo, Éder, Paulo Isidoro e outros. 

Em junho de 2012, a contratação de Ronaldinho Gaúcho gerou grande repercussão internacional. Eleito por duas vezes pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo, o craque encantou a Massa, conquistou os corações atleticanos e foi decisivo na conquista da Libertadores da América 2013, com passes milimétricos, gols importantes e espírito vencedor.

O clube é o maior campeão do Campeonato Mineiro com 46 troféus, foi campeão brasileiro duas vezes, em 1971 e 2021. Além disso conquistou outros três títulos nacionais oficiais: a Copa dos Campeões (FBF) em 1937, a Copa dos Campeões (CBD) em 1978, e a Copa do Brasil, de 2014. Na esfera internacional, possui quatro títulos oficiais: uma Copa Libertadores da América, duas Copas Conmebol e uma Recopa Sul-Americana.

A nova versão foi montada com arte própria sob lentes de 45 mm.

Comentários