Esse é o Carabobo FC, um clube venezuelano de futebol. Sua sede é na cidade de Valencia. Seu estádio é o Estádio Misael Delgado com capacidade de 14 mil pessoas. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Venezuelano de Futebol.
O clube foi fundado em 1964, como Valencia Fútbol Club. Em 1969, foram vice campeões do venezuelano, e em 1970 participaram da Libertadores da América pela primeira vez, caindo na fase de grupos.
Em 1971 conquistaram seu maior título, o Campeonato Venezuelano de Futebol, conquistando a vaga para a Libertadores em 1972, onde novamente foram eliminados na fase de grupos.
Em 1973, foram vice-campeões do campeonato venezuelano, participaram da Libertadores de 1974, caindo na fase de grupos novamente e nunca mais voltaram a disputar uma edição da Libertadores como Valencia FC.
Após um rebaixamento, em 1989, o Valencia estava venceu o Campeonato Venezuleano da Segunda Divisão. Em 1996, após novo rebaixamento, foi vice-campeão da Segunda Divisão Venezuelana, porém devido a graves problemas financeiros o clube oficialmente encerrou suas atividades.
No ano seguinte foi fundado o Carabobo FC, reconhecido como predecessor do Valencia FC. Valencia é o nome da cidade, e Carabobo é o nome do estado onde a cidade de Valencia está. Estreou no futebol profissional venezuelano em 1997, quando derrotou o Nacional Táchira em San Cristóbal, na primeira rodada da segunda divisão. Conseguiu o acesso à Primeira Divisão da Venezuela ainda em 1997 depois de vencer o Monagas Sport Club e assegurar o título de campeão da Segunda Divisão da Venezuela.
Foram rebaixados na temporada 2000/01 para depois regressar à primeira divisão em 2002 derrotando a Portuguesa nos playoffs. Desde então foram quase 15 anos de quedas e acessos frequentes.
Em 2015 o clube voltou a um torneio internacional, a Copa Sul-Americana 2015, após ser classificado na Série Pré-Sudamericana.
Em 2017, ppela primeira vez em sua história o Carabobo F.C. conseguiu se classificar para a Copa Libertadores da América, repetindo o feito em 2018, porém em ambas as ocasiões o clube foi eliminado na primeira fase.
Em 2024 o clube venceu o Torneo Apertura ao derrotar o Metropolitanos por 3x0 na final. Dessa forma, conseguiu o primeiro título oficial em seus 27 anos de história. Na disputa da Grande Final contra o vencedor do Torneo Clausura, empatou as duas partidas finais contra o Deportivo Táchira, perdendo por 4x2 nos penaltis. Ainda assim, conquistou o título para a Copa Libertadores 2025.
Comentários
Postar um comentário