DEP. LARA, DA VENEZUELA

Essa é a Asociación Civil Deportivo Lara, um clube de futebol da Venezuela. Foi para muitos um dos clubes mais prestigiados do futebol venezuelano nos últimos anos, mas em 2023 foi excluído do futebol profissional venezuelano.

Fundado como o Club Deportivo Lara em 2009 com o objetivo de representar o estado Lara na primeira divisão venezuelana, após o fim do Guaros Futebol Clube, que encerrou as atividades por problemas financeiros. A administração apostou no futebol no estado de Lara e a equipe foi criada sob o slogan de Cree en Lara por um grupo de fãs que lutaram pela permanência de um clube Larense na categoria mais alta. A apresentação da equipe foi feita nos campos de esportes de uma área conhecida da cidade crepuscular. A equipe em seu primeiro ano consegue permanecer entre as quatro primeiras da classificação geral acumulada, apenas atrás do Caracas FC, do Deportivo Táchira FC e o extinto Deportivo Italia.

O Deportivo mandava seus jogos no estádio Metropolitano de Lara, na cidade de Cabudare, que começou a ser construído em 2006 e foi uma das sedes da Copa América de 2007, recebendo três partidas. A capacidade é de 45.312 torcedores.

Em 2010 a equipe sela seu ingresso para a Copa Sudamericana 2010. Depois de 44 anos de ausência, o território de Laredo voltou a receber um torneio internacional, feito alcançado pelo antigo Lara FC em 1966, quando disputaram a Copa Libertadores.

Em 2012 o clube alcançou sua maior glória ao ser campeão venezuelano de futebol, porém, a glória veio acompanhada de uma grave crise. A Tracto America, empresa de Arid García, proprietário do clube, enfrentou sério problemas financeiros e passou a ser investigada por atos ilícitos, sendo estatizada pelo governo no final do processo. Consequentemente, os investimentos no Deportivo foram interrompidos, e o elenco chegou a ficar mais de quatro meses sem receber salários.

No entanto, a equipe foi vendida, e conseguiu se reerguer. Em 2015, o clube foi repassado novamente a outros investidores. Pouco a pouco, o clube vinha estruturando um esquadrão que devolveria o Deportivo Lara às posições de vanguarda da Primeira Divisão da Venezuela e terminariam perto de entrar no Torneio Clausura 2016 para a Liguilla.

Após mudar de dono mais uma vez, o time conseguiu vencer os torneios clausuras, participando constantemente das Copas Libertadores da América. 

Ainda assim, a dívida permanecia, e era hora saldada, hora negociada. No início de 2023, após uma nova mudança de gestão, a equipe foi excluída do Campeonato Venezuelano de Futebol devido à crise financeira e ao não pagamento de suas dívidas, perdendo sua filiação à liga de futebol do país. Sem condições de continuar operando no futebol profissional, o Deportivo Lara fechou as portas e atualmente não consta mais entre os participantes da primeira ou da segunda divisão da Venezuela.

Nossa versão foi montada com lentes de 45mm e arte própria.

Comentários