Esse é o Frosinone Calcio, um clube de futebol italiano da cidade de Frosinone que atualmente disputa a Série B. Apesar de ser um dos clubes em atividade mais antigos do país, conseguiu sua promoção à Série A pela primeira vez apenas em 2015/16.
Foi fundado em 1906 com o nome de Unione Sportiva Frusinate. As cores da equipe eram originalmente vermelho e azul, que posteriormente foram alteradas para o atual amarelo e azul. Por ano de fundação, a empresa Frosinone ocupa o terceiro lugar entre as ainda ativas no Lazio, depois de "Lazio" (1900) e "Formia" (1905).
Disputando, de início, apenas ligas regionais, no final da década de 1920 a atividade esportiva em Frosinone recebeu um novo impulso das políticas fascistas de incentivo ao exercício físico e ao esporte, bem como a expansão econômica e política que a cidade experimentou após o estabelecimento da nova província da qual tornou-se a capital em 1927. Neste contexto, em 1928 o clube mudou o nome para Gruppo Sportivo CXIX Legione M.V.S.N. Frosinone, juntando-se assim à Federação Italiana de Futebol.
O clube, posteriormente batizado de Bellator Frusino, conseguiu chegar à Primeira Divisão Nacional em 1934. Na segunda metade dos anos 30, o Bellator Frusinate se desfez e foi substituído pelo FF.GG. Frosinone que jogou seu futebol em um torneio interprovincial.
O renascimento do Frosinone ocorreu no campeonato de 1945–1946, a equipe disputou o campeonato da Seconda Categoria e subiu para a Prima Categoria no ano seguinte e, posteriormente, após uma excelente temporada no campeonato, conseguiu ser promovido à Série C-Lego Centro. De 1948–49 a 1951–52, os Canarini competiram no campeonato Promozione-Interregionale della Lega Centro e foram incluídos no novo campeonato Quarta Serie durante o verão de 1952.
Em 1958, a US Frosinone foi fundada, competindo nos campeonatos Seconda Categoria e Promozione, mas logo encerrou as atividades. O futebol voltou a Frosinone em 1963, quando foi fundado o Sporting Club Frosinone. Na Série D, o Frosinone sempre terminou entre as primeiras posições, e em 1966 foi promovido à Série C após confronto com o Latina.
Em 1970-71, o Frosinone ostentava o recorde nacional de melhor defesa (com o goleiro Recchia sofrendo apenas 8 gols) e novamente conseguiu a promoção para a Série C. De 1975 a 1978 o canarini jogou na Série D, alcançando a promoção para a Série C2 em 1976–77. Em 1977-78, o Frosinone foi novamente rebaixado para a Série D e lá permaneceu até 1982. Em 1980-81, o Canarini foi promovido à Série C2 sem perder um jogo.
No verão de 1990, tendo perdido a promoção ao C1 por apenas três pontos, o Frosinone foi afastado da Federação Italiana de Futebol por causa de sua situação financeira. Quando parecia provável que voltariam à divisão Promozione, o clube foi colocado na Interregionale, onde permaneceu por quatro anos.
Após um longo trabalho de estruturação, na temporada de 2005-06, o Frosinone foi promovido à Série B pela primeira vez em sua história. Na primeira temporada na Série B, o clube fez várias contratações para manter o time competitivo. Eles incluíram Massimo Margiotta, Francesco Lodi, Lucas Rimoldi e Fabio Di Venanzio. Entretanto, iniciaram-se as obras de reestruturação do Estádio Matusa, cuja capacidade passou de 5.000 para quase 10.000 lugares.
Entre as vitórias mais importantes da temporada estão as vitórias por 2 a 1 contra Bologna e Lecce e a emocionante vitória por 1 a 0 contra o Bari, onde o goleiro Zappino defendeu um pênalti. Em 28 de outubro de 2006, Frosinone enfrentou a gigante Juventus. O gol de Alessandro Del Piero (seu 200º pela Juve) decidiu o jogo, mas os Frusinati voltaram para casa de cabeça erguida. A temporada terminou com um empate contra o Modena, e o Frosinone terminou em 13º, uma posição mais do que satisfatória para a temporada de estreia.
Na temporada 2014-15 da Série B, Frosinone rapidamente emergiu como uma surpresa para uma vaga na Série A, lutando contra times mais renomados, como Vicenza e Bologna, por uma vaga na primeira divisão. Em 16 de maio de 2015, Frosinone ganhou a promoção automática após uma vitória em casa por 3–1 contra o Crotone, seis pontos à frente do terceiro colocado Bologna, com apenas um jogo restante; como tal, o clube fez sua primeira aparição na Série A na temporada 2015-16.
A campanha inaugural do Frosinone na Série A começou de forma difícil, perdendo as quatro primeiras partidas e caindo para a última posição da tabela. O Frosinone Calcio foi rebaixado para a Série B após uma temporada na Série A, terminando em 19º lugar.
Em junho de 2018, o Frosinone foi promovido à Série A pela segunda vez em sua história, derrotando o Palermo por 2 a 0 em casa para vencer por 3 a 2 no total nas finais do play-off da promoção, após uma derrota por 2 a 1 na primeira mão. Eles foram rebaixados para a Série B após uma temporada no nível superior, onde estão até hoje.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte própria.
Comentários
Postar um comentário