MIDTJYLLAND, DA DINAMARCA

Esse é o FC Midtjylland, um clube de futebol da Dinamarca, da cidade de Herning. Compete a Superligaen, a primeira divisão dinamarquesa, competição a qual venceu por quatro vezes.

Fundado em 1999, o clube surgiu da junção do Ikast FS e do Herning Fremad, clubes que foram sempre fortes rivais, mas que nunca tiveram um papel significativo no futebol dinamarquês. Aparentemente o plano deu certo e já no ano seguinte, em 2000, o Midtjylland foi promovido à Superligaen depois de quebrar o recorde de pontos conquistados na história da segunda divisão do país.

Em 2004, a equipa muda-se para um novo estádio em Herning com capacidade para cerca de 11.800 espectadores. A sua primeira partida, a 27 de março do mesmo ano, foi um sucesso tendo a equipa da casa batido o AB por 6-0, 5 dos quais marcados pelo avançado egípcio Mohamed Zidan.

Devido à construção do estádio, o Midtjylland tornou-se no primeiro clube dinamarquês a ter a sua própria academia de futebol e desde aí construiu uma reputação de encontrar e desenvolver talentos promissores. Tem um acordo de parceria com o clube nigeriano, FC Ebedei.

Em Julho de 2014, o proprietário do Brentford, da Inglaterra, tornou-se o acionista majoritário da empresa controladora do Midtjylland, a FCM Holding. 

Na temporada 2014/15 o clube alcançou o seu primeiro título do campeonato dinamarquês, feito que repetiu nas temporadas 2017–18, 2019–20 e 2023-24. Além disso, venceu a Copa da Dinamarca por duas vezes, em 2018-19 e 2021-22.

Em 30 de setembro de 2020, o clube dinamarquês ganhou o jogo de volta dos playoffs da UEFAChampions League por 4 a 1, de virada, em cima do Slavia Praha e foi para a fase de grupos da competição pela pela primeira vez na história do clube.

Os principais rivais do clube são o Viborg FF, o Silkeborg IF e o Aalborg, sendo que o derby como o Viborg FF é considerado o segundo maior da Dinamarca, depois do embate entre o FC København e o Brøndby IF.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante a um modelo antigo. É o terceiro time dinamarquês da coleção. Os outros são Lyngby e København.

Comentários