MUNIZ FREIRE FC, DE MUNIZ FREIRE-ES

Esse é o Muniz Freire Futebol Clube, um clube brasileiro de futebol de Muniz Freire, cidade a 200 quilômetros da capital, Vitória, no estado do Espírito Santo. A última participação do time profissional do Muniz Freire no Capixabão foi em 1997.

Foi fundado em 1930, filiando-se à Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo em 1949. O clube profissionalizou-se em 1988, disputando seu primeiro campeonato naquele mesmo ano, obtendo o vice-campeonato da Segunda Divisão do Capixaba.

No ano seguinte, o clube tornou-se campeão da Segunda Divisão, conquistando vaga na elite do futebol capixaba. Em 1990, pela primeira vez, disputou a divisão principal do futebol capixaba, onde obteve a quarta colocação, depois de chegar a última rodada da competição com reais chances de disputar o título.

O Muniz Freire chegou ao título máximo do futebol capixaba em 1991. A campanha do título retrata bem a força e o desempenho obtidos pelo clube: melhor campanha, ataque mais positivo e o artilheiro, Zé Carlos Baiano que marcou 18 gols. A final do campeonato foi a maior movimentação de torcedores da história do interior do Espírito Santo, onde a torcida do Muniz Freire foi superior a da própria Desportiva Ferroviária, adversária da final. Além disso, a torcida do Muniz Freire recebeu um troféu concedido pela imprensa como a "mais inflamada". O clube também tinha jogadores folclóricos, como Zé Gatinha, Índio, João Vovô, Binha, Zito, Cabeça e Mão de Onça.

Em 1992, o clube disputou a Copa do Brasil sendo eliminado pelo Internacional de Porto Alegre, futuro campeão da competição. No jogo no Estádio Sumaré em Cachoeiro de Itapemirim, é derrotado por 3 a 1 (Zé Gatinha, para o Muniz Freire). No jogo de volta, no Estádio Beira-Rio, foi goleado por 5 a 0.

Em 1996, o Muniz Freire ficou em sexto lugar no estadual e foi agraciado com um troféu concedido anualmente pelos árbitros da Federação ao clube e torcedores que melhor acolhem as equipes de arbitragens.

Sua última participação no campeonato capixaba foi em 1997. Atualmente licenciado do futebol profissional, o clube ensaiou um retorno em 2018, mas não conseguiu voltar. Hoje em dia disputa apenas torneios amadores locais.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários