PENEDENSE, DE PENEDO-AL

Esse é o Sport Club Penedense, um clube brasileiro de futebol, da cidade de Penedo, em Alagoas. É o mais antigo clube do futebol alagoano e um dos mais antigos do Brasil. Manda seus jogos no Estádio Alfredo Leahy e tem capacidade para 6.000 pessoas. Suas cores são o vermelho e branco.

O Penedense foi fundado no dia 3 de Janeiro de 1909 e por muitos anos disputou os campeonatos promovidos pela Liga Penedense de Futebol como um dos mais famosos clubes do interior de Alagoas.

Na época do amadorismo, o alvirrubro do Baixo São Francisco possuía em seu plantel os grandes craques do futebol alagoano. Em 1964, venceu o Torneio Início, batendo o Capelense na final. Somente em 1962 é que veio participar do campeonato da Primeira Divisão alagoana, promovido pela FAD. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato que aconteceu em 1966, quando decidiu o título com o CSA.

Em 1971 o clube voltou a vencer o Torneio Início, quando decidiu o título com o CSE e, após empatar sem gols e vencer por 3 a 0 nos pênaltis, foi o grande campeão.

Durante muitos anos, o Penedense ficou de fora dos campeonatos da divisão especial. Crises internas não permitiram que o clube continuasse com seu departamento de futebol. No ano de 2000, o clube se preparou para voltar à elite do futebol alagoano, através do campeonato da Segunda Divisão. Foi o campeão com méritos e ganhou o direito de ficar entre os grandes.

Em 2001, credenciado pela conquista do título da Segunda Divisão de 2000 e empolgado por retornar à Divisão Principal do futebol alagoano, após alguns anos de ausência, o Penedense manteve a base do time que foi campeão da Segundona. O clube foi o terceiro no estadual, mas infelizmente foi rebaixado no ano seguinte.

Em 2004, o Penedense retorna à divisão principal do futebol alagoano, ao vencer a Dimensão Saúde por 4 a 0 no placar agregado na decisão do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão.

Em 2008 o time ribeirinho foi excluído do campeonato alagoano e rebaixado por ter denunciado a Federação Alagoana de Futebol a justiça comum, por não conseguir jogar em seu estádio. Mas em 2010 o time voltou a série A por meio de decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas, que gerou posteriormente condenação da FAF a pagar indenização ao clube em 2016.

Em janeiro de 2022, o clube retornou a disputar a Segunda Divisão Alagoana. Em 2023, o Penedense venceu o Zumbi por 3 a 1 nos pênaltis após um empate em 0 a 0, foi campeão e retornou para a elite estadual.

No dia 26 de março de 2024, o Sport Club Penedense conseguiu um feito histórico, o clube conseguiu uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2025 após o CSA eliminar o Murici na Copa Alagoas.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.

Comentários