CHIVAS USA, DOS EUA

Esse é o Club Deportivo Chivas USA. Foi uma equipe de futebol norte-americana, que disputou por dez anos a MLS e encerrou suas atividades após a temporada 2014, sem conquistar nenhum título.

Levando em conta a grande colônia mexicana na Califórnia - principalmente na cidade de Los Angeles - e o fato do Chivas Guadalajara ser uma das equipes mais populares do México, o clube foi fundado em 2004 como uma filial do time mexicano. O nome Chivas vem de um cabrito montês bastante comum no México e que é conhecido por ser muito arisco e selvagem.

Como o clube matriz têm políticas bastante firmes em com relação às suas origens – só aceita jogadores mexicanos no elenco –, o Chivas USA seria um represente dos latinos nos Estados Unidos, especialmente, claro, dos mexicanos. Em 2013, já com alguns problemas, o time voltou a adotar uma fórmula que usou em seu início, de só usar jogadores de origem hispânica, apesar de sererm alertados pela MLS que isso seria um problema e quais as consequências disso. A ideia de cativar essas comunidades em um lugar como LA podia ser interessante em 2004, mas passados 10 anos, era claramente um erro. Com isso o time perdeu ainda mais popularidade.

Diferentemente do resto do mundo, nos EUA as ligas são grandes empresas das quais os times são sócios. Portanto, um time ir muito mal é ruim para todos os times e para a liga. O Chivas USA era o time com menor média de público e teve a pior campanha nas suas duas últimas temporadas. Sua presença na MLS era contestada perto de outros times que pareciam mais promissores, além de cidades que pareciam mais dispostas a entrar no negócio. Não era aceitável continuar mantendo um time com média de público baixa, pouco apelo com o público e que comete seguidos erros estratégicos, ainda mais considerando que estava sediada em uma cidade com enorme potencial como Los Angeles. Antes que a situação ficasse ainda pior, a MLS interveio.

No final de 2014, a liga anunciou que, pelo fato de não ter seu estádio próprio e falhar em atrair o público latino, após várias temporadas de pouco público e baixa audiência, o Chivas USA iria encerrar as atividades ao fim daquela temporada e uma nova franquia de expansão seria concedida à cidade de Los Angeles. A nova franquia permaneceria na cidade, com um novo nome, logo e um novo estádio – este último cada vez mais importante para a liga. O Chivas USA dividia o estádio com o Los Angeles Galaxy, mas um novo estádio para futebol é visto como uma forma de ajudar a potencializar o time e os rendimentos. Mais tarde essa nova franquia se tornou o Los Angeles FC, que estreou em 2018.

Durante seus 10 anos, os melhores resultados do Chivas USA foram o vice-campeonato da MLS Supporters' Shield de 2007 e o vice-campeonato na MLS Reserve Division.

Nossa versão foi confeccionada com arte própria em lentes de 45mm. Até agora, os clubes que fizemos dos EUA e Canadá foram Tacoma DefianceForward MadisonChicago StingInter de MiamiColumbus CrewNaschville SCChivas USASacramento RepublicLos Angeles AztecsLas Vegas LightsLos Angeles FCLos Angeles GalaxyDetroit FCMichiganOrlando CityCF Montreal*, Toronto FC*, Seattle SoundersPhiladelphia UnionMinnesota UnitedHouston DynamoFC DallasNY Cosmos e Fort Lauderdale Strikers. Já dá pra fazer uma MLS!

Comentários