Esse é o Club Deportivo Chivas USA. Foi uma equipe de futebol norte-americana, que disputou por dez anos a MLS e encerrou suas atividades após a temporada 2014, sem conquistar nenhum título.
Levando em conta a grande colônia mexicana na Califórnia - principalmente na cidade de Los Angeles - e o fato do Chivas Guadalajara ser uma das equipes mais populares do México, o clube foi fundado em 2004 como uma filial do time mexicano. O nome Chivas vem de um cabrito montês bastante comum no México e que é conhecido por ser muito arisco e selvagem.
Como o clube matriz têm políticas bastante firmes em com relação às suas origens – só aceita jogadores mexicanos no elenco –, o Chivas USA seria um represente dos latinos nos Estados Unidos, especialmente, claro, dos mexicanos. Em 2013, já com alguns problemas, o time voltou a adotar uma fórmula que usou em seu início, de só usar jogadores de origem hispânica, apesar de sererm alertados pela MLS que isso seria um problema e quais as consequências disso. A ideia de cativar essas comunidades em um lugar como LA podia ser interessante em 2004, mas passados 10 anos, era claramente um erro. Com isso o time perdeu ainda mais popularidade.
Diferentemente do resto do mundo, nos EUA as ligas são grandes empresas das quais os times são sócios. Portanto, um time ir muito mal é ruim para todos os times e para a liga. O Chivas USA era o time com menor média de público e teve a pior campanha nas suas duas últimas temporadas. Sua presença na MLS era contestada perto de outros times que pareciam mais promissores, além de cidades que pareciam mais dispostas a entrar no negócio. Não era aceitável continuar mantendo um time com média de público baixa, pouco apelo com o público e que comete seguidos erros estratégicos, ainda mais considerando que estava sediada em uma cidade com enorme potencial como Los Angeles. Antes que a situação ficasse ainda pior, a MLS interveio.
No final de 2014, a liga anunciou que, pelo fato de não ter seu estádio próprio e falhar em atrair o público latino, após várias temporadas de pouco público e baixa audiência, o Chivas USA iria encerrar as atividades ao fim daquela temporada e uma nova franquia de expansão seria concedida à cidade de Los Angeles. A nova franquia permaneceria na cidade, com um novo nome, logo e um novo estádio – este último cada vez mais importante para a liga. O Chivas USA dividia o estádio com o Los Angeles Galaxy, mas um novo estádio para futebol é visto como uma forma de ajudar a potencializar o time e os rendimentos. Mais tarde essa nova franquia se tornou o Los Angeles FC, que estreou em 2018.
Durante seus 10 anos, os melhores resultados do Chivas USA foram o vice-campeonato da MLS Supporters' Shield de 2007 e o vice-campeonato na MLS Reserve Division.
Nossa versão foi confeccionada com arte própria em lentes de 45mm. Até agora, os clubes que fizemos dos EUA e Canadá foram Tacoma Defiance, Forward Madison, Chicago Sting, Inter de Miami, Columbus Crew, Naschville SC, Chivas USA, Sacramento Republic, Los Angeles Aztecs, Las Vegas Lights, Los Angeles FC, Los Angeles Galaxy, Detroit FC, Michigan, Orlando City, CF Montreal*, Toronto FC*, Seattle Sounders, Philadelphia Union, Minnesota United, Houston Dynamo, FC Dallas, NY Cosmos e Fort Lauderdale Strikers. Já dá pra fazer uma MLS!
Comentários
Postar um comentário