Essa é a seleção suíça de futebol, administrada pela Associação Suíça de Futebol e representante da Suíça nas competições da FIFA e da UEFA. Vai participar da Copa do Mundo do Catar no Grupo G junto com Brasil, Sérvia e Camarões.
O logotipo da equipe é ASF-SFV, que representa as iniciais da Associação Suíça de Futebol nas línguas oficiais do país: ASF representa tanto o francês (Association Suisse de Football) como o italiano (Associazione Svizzera di Football) e SFV representa o alemão (Schweizerischer Fußballverband), além de formarem a tradicional cruz suíça. A sigla em romanche (a língua menos falada dentre todas as oficiais) é ASB (Associaziun Svizra da Ballape), mas não está presente no emblema da federação. A seleção é chamada pelos suíços de Schweizer Nationalmannschaft em alemão, La Nati em francês, Squadra Nazionale em italiano e Squadra Naziunala em romanche.
O país sediou a quinta edição da Copa do Mundo, em 1954, que foi vencida pela Alemanha Ocidental por 3-2 contra a Hungria. Essa foi a primeira Copa do Mundo disputada na Europa após a Segunda Guerra Mundial. A Suíça também sediou a Eurocopa de 2008 juntamente com a Áustria, participando pela terceira vez da competição. Tal como aconteceu nas duas exibições anteriores, o país não passou da fase de grupos.
Seu melhor resultado em Copas do Mundo foi um 6º lugar no mundial de 1950. Nas Olimpíadas, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1924.
Em 2006, a Suíça conseguiu dois recordes na história das Copas do Mundo, ao ser eliminada da competição sem sofrer nenhum gol, perdendo para a Ucrânia nos pênaltis. Além disso, nessa disputa a Suíça não converteu sequer um único pênalti – tornando-se a primeira seleção na história das Copas a registrar tais feitos.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte baseada em um time da infância, brinde do Chambourcy na Copa de 1994. Você pode ver um pouco dessa história clicando aqui. Uma época que não volta mais, quando não tínhamos que comprar os brindes.
Comentários
Postar um comentário