RIVER PLATE, DA ARGENTINA, DE ROUPA NOVA

Esse é o Club Atlético River Plate, simplesmente conhecido como River Plate, da cidade de Buenos Aires, Argentina. É um dos maiores clubes de futebol do mundo e já venceu o campeonato argentino 36 vezes. É o único clube sul-americano a vencer a Libertadores jogando na Europa.

Foi fundado em 1901 e, apesar de ser reconhecido como o time da elite portenha, o clube também foi fundado no bairro de La Boca, às margens do Rio da Prata na cidade de Buneos Aires, a apenas 800 metros de onde atualmente está o estádio La Bombonera, casa do arqui-rival Boca Juniors.

Na época da fundação, um de seus fundadores, Pedro Martínez, se sentiu atraído pelas enormes caixas vindas da Escócia que estavam no Porto de Buenos Aires e tinham a inscrição “River Plate”. Ele propôs o nome para o novo clube, que foi prontamente aprovado.

O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa branca e calção e meias pretas. Em 1905, nasceu o mito da faixa diagonal em vermelho. Diz a lenda que em uma noite de carnaval, um grupo de cinco jovens membros do River Plate entraram em um táxi e roubaram uma fita de seda vermelha que estava no banco de trás com o objetivo de incrementar o uniforme do clube e dar mais cor ao simples branco. Os jovens pegaram uma camisa, colocaram a fita entrelaçada diagonalmente e a prenderam com alfinetes. A ideia foi prontamente atendida pelos sócios e virou vestimenta oficial da equipe, que nessa época ainda estava sediada no bairro La Boca.

Com a adoção do profissionalismo no futebol argentino em 1931, o River Plate se transformou na instituição esportiva mais importante da Argentina e um exemplo a ser seguido no mundo. Tinha o maior número de sócios: 14.900 e um estádio de luxo nas avenidas Alvear y Tagle, em Palermo.

O River ganhou a alcunha de Los Millonarios na década de 1930, devido ao elevado valor investido pelo clube na contratação de jogadores, o que o levou o clube à total hegemonia no futebol argentino até o final dos anos 50. Ainda na década de 30 o clube contou com um dos maiores nomes de sua história: O atacante Bernabé Ferreyra teve a incrível marca de 187 gols em 185 partidas pelo River Plate.

Além dos 36 títulos no campeonato nacional, o River venceu a Copa Libertadores da América por 4 vezes, em 1986, 1996, 2015 e 2018 - sendo este último sobre o seu maior rival, o Boca Júnior, em uma partida disputada no estádio Santiago Bernabeu, na Espanha.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte própria, no estilo que chamo de "escudo, número e faixa". Ficou bem parecido com esse Rayo Vallecano, por motivos óbvios. Clique aqui para ver alguns dos outros modelos que já fizemos.

Comentários