CRUZEIRO EC, DE BELO HORIZONTE - MG, DE NOVA ROUPA VELHA

Esse é o Cruzeiro Esporte Clube, uma associação poliesportiva brasileira, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já foi considerado um dos maiores clubes de futebol do Brasil e da América do Sul, mas infelizmente as últimas péssimas administrações têm contribuído para mudar esse status.

Foi fundado em 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte, com o nome de Società Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. Em 1922, o clube comprou um terreno da prefeitura, onde hoje fica o Parque Esportivo do Cruzeiro. Em 1923 inaugurou seu estádio, no Barro Preto, construído por jogadores e associados a maioria da colônia italiana de Belo Horizonte, algo inimaginável nos dias de hoje.

Além de ser uma equipe de descendentes de italianos, o Palestra também destacava-se por possuir elementos da classe trabalhadora da cidade. No corpo social do Palestra, prevaleciam homens da profissão de pedreiros, policiais, pintores, comerciários e marceneiros, que eram os filhos dos imigrantes que vieram construir a capital do estado em 1894 e que herdaram de seus pais a mesma profissão.

O clube era restrito apenas a participação de elementos da colônia italiana até o ano de 1925, quando essa cláusula foi retirada do estatuto do clube, liberando a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana. O primeiro jogador de outra nacionalidade que o clube recebeu foi Nereu, que era da colônia sírio-libanesa e jogava no Sírio Horizontino.

A primeira grande façanha do Palestra foi o tricampeonato mineiro entre 1928 e 1930, sendo os dois últimos de forma invicta. Com o crescimento dos times da cidade, em 1933 foi criada a primeira liga profissional do estado, a Associação Mineira de Esportes.

Em 1942 o clube foi rebatizado para seu nome atual - em referência ao Cruzeiro do Sul - por imposição do governo federal que na época proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Tem no seu currículo como principais conquistas dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores e um da Recopa Sul-Americana. No âmbito nacional, a raposa detém quatro conquistas no Campeonato Brasileiro (uma delas como Taça Brasil) e seis da Copa do Brasil, sendo o maior vencedor dessa competição.

Hoje vive uma grave crise financeira causada por péssimas administrações em um passado recente, o que causou a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Está há dois anos na Série B, e nesse período ficou mais próximo de cair para a Série C do que de voltar para a Série A.

Foi um dos primeiros a serem negociados segundo a lei da SAF, sendo comprado por um grupo liberado por Ronaldo Nazário, que vem tentando cortar gastos e reestruturar o clube para que esse volte a gerar resultado e possa se manter de pé. Esperamos melhores dias para a Raposa.

Nossa nova versão foi feita em lentes de 42mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Clique aqui para ver mais algumas versões.

Comentários