PARQUE DA MOOCA, DE SÃO PAULO - SP

Esse é o Clube Atlético Parque da Mooca, um clube esportivo e social da cidade de São Paulo - SP.  Tido como uma das mais tradicionais equipes amadoras da cidade, o Parque da Mooca experimentou seu auge na várzea paulistana entre as décadas de 1960 e 1970. Por um breve período, o clube fez uma incursão no futebol profissional e a disputar divisões menores do Campeonato Paulista no final dos anos 1970 e início dos 1980.

Foi fundado a 26 de agosto de 1924, no bairro da Mooca por membros da família Gongora, imigrantes e descendentes de espanhóis, que se juntaram a amigos para criar um time de futebol no bairro paulistano da Mooca. Com as cores preto e branco, eles fundaram o Clube Atlético Parque da Mooca em 26 de agosto daquele ano. Dificuldades da época fizeram com que o clube novamente interrompesse suas atividades durante alguns anos, mas retornando com grande força em 1929, estabelecendo sua sede na Rua Borges de Figueiredo, no ponto final do bonde 50 e disputando suas partidas no chamado Campo da Esso.

Ainda sob o signo do amadorismo, o Parque da Mooca participou de níveis menores da liga da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), então principal entidade organizadora das competições no estado. Em 1929 e 1931, o clube disputou a Divisão municipal da APEA. Nos dois anos seguintes, competiu na segunda divisão, tendo sido campeão em 1932. Em 1934, o time da Mooca participou da Primeira Divisão da APEA, à época a divisão em cabeçada pelo Clube Atlético Paulistano que em teoria eram contrários ao profissionalismo. 

Tendo optado por permanecer no futebol amador, o Parque da Mooca tornou-se uma das equipes mais tradicionais de São Paulo. Durante seu período áureo entre as décadas de 1960 e 1970, o clube conquistou o bicampeonato amador da capital em 1968 e 1969 e um título de campeão amador do estado em 1971. As faixas desta conquista foram recebidas no Estádio do Morumbi em 13 de julho de 1971, diante de um público de mais de 150 mil espectadores que aguardavam o amistoso entre as seleções do Brasil e da Áustria - partida que marcou a despedida de Pelé da seleção nacional. 

Também nos anos 1970, o Parque da Mooca foi um dos principais times do Desafio ao Galo, um torneio entre equipes amadoras idealizado e transmitido pela TV Record aos domingos pela manhã. Maior vencedor do Desafio ao Galo, o time da Mooca permaneceu invicto por 26 partidas e conquistou o Super Galo em 1974 e 1975. A invencibilidade foi interrompida após a derrota por 2 a 0 para o Vila Maria F.C.

A visibilidade que o Desafio ao Galo deu ao Parque da Mooca, por ser transmitido na TV aberta pela Record em todas as manhãs de domingo, fez com que o clube ficasse mais conhecido pela população e, como frutos da popularidade desse período, o Parque da Mooca começou a ter mais notoriedade e adquiriu a primeira sede própria, na Rua Conselheiro Benevides.

No final daquela década, o Parque da Mooca aventurou-se pelo futebol profissional, inscrevendo-se para disputar a quinta divisão do Campeonato Paulista. Em função de uma reestruturação na organização das divisões efetuada pela Federação Paulista de Futebol, o clube foi promovido para a Terceira divisão em 1980. Naquele mesmo ano, foi campeão da II Copa São Paulo de Futebol Profissional (atual Copa Paulista), que talvez tenha sido a sua maior conquista, jogando contra times profissionais tradicionais como Bragantino, Jabaquara, Portuguesa Santista, Paulista de Jundiaí e outros.

Todos esses feitos deram ao time amador um certo prestígio no futebol brasileiro, e isso fez com que o grande campeão argentino River Plate, na época treinado por Didi, campeão mundial pela seleção brasileira, o convidasse para uma partida amistosa em Buenos Aires.

Contudo, com os crescentes custos para se manter uma estrutura profissional para participar da competições, o Parque da Mooca optou ainda nos anos 80 por retornar à condição de equipe amadora no futebol.

Hoje, como dissemos anteriormente, o Parque da Mooca ainda mantém equipes, mas sem os consideráveis investimentos ocorridos no passado. A atual prioridade do clube é a manutenção de sua sede social própria com cerca de 3 mil metros quadrados, localizada na Rua Padre Raposo 873, na Mooca, dispondo para seus associados de piscinas, ginásio poliesportivo, salão de jantar, boate, academia, sala de jogos e um ótimo bar.

Nesta sede são exibidos orgulhosamente os mais significativos dentre vários troféus e taças conquistadas. O clube tem à sua disposição para a prática de futebol, o CDM Parque da Mooca, antigamente conhecido como Pacaembuzinho, local que lhe foi cedido em comodato pela Prefeitura Municipal.

Nossa versão foi montada em lentes Play Dream para a disputa do Desafio do Galo EWA.

Comentários