Esse é o Centro da Coroa Futebol Clube, uma agremiação esportiva do bairro da Vila Guilherme, na zona norte da cidade de São Paulo - SP. É um clube centenário com forte tradição que já revelou grandes nomes do futebol brasileiro e hoje atua apenas nas categorias de base.
Fundado em 1918, o clube participava de diversos torneios e amistosos do chamado futebol varzeano daquela época. Com a profissionalização do futebol paulista, o clube decidiu permanecer no amadorismo e sua atuação nas competições locais.
Foi destaque quando atuava no Desafio ao Galo entre os anos de 1975 a 1981, um dos principais eventos de futebol de várzea da capital e foi campeão do Super Galo, a final do Desafio ao Galo, em 1978. A partida decisiva do campeonato foi memorável por ser a última que o radialista Raul Tabajara narrou pela Record, que infelizmente sofreu um infarto e faleceu nesse mesmo dia
Atualmente, ex-jogadores do Centro da Coroa atuam em times como Palmeiras, São Paulo, Santos, entre outros. A exemplo do volante Paulinho, que jogou na Série A pelo Corinthians, David Bras, atual zagueiro do Santos, Pedro Geromel zagueiro do Grêmio, Andrezinho que está no Vasco da Gama, Elias Trianda do Corinthians ou Adilson que praticamente “nasceu no Centro da Coroa” segundo Gil, o presidente do clube.
O atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, que jogou a última Copa do Mundo pelo Brasil começou no Centro da Coroa na categoria sub-9, depois passou para o infantil do Corinthians, Ituano e se profissionalizou na Inglaterra.
Em 2021 a Puma fez uma surpresa especial para os jovens jogadores do clube com uma ação que fez parte da campanha “Only See Great” e contou com a participação do Neymar Jr. A ação teve como objetivo inspirar a próxima geração a alcançar a grandeza dentro e fora de campo, a sempre acreditar em si e perseguir seus sonhos. As crianças do clube paulista receberam alguns presentes, além de uma carta que despertou a curiosidade de todos, com uma mensagem do jogador brasileiro os convidando para desenharem o seu maior sonho. Com os desenhos em mãos, o Neymar fez uma videoconferência com os jovens atletas, criando um momento inesquecível e inspirador para as crianças.
“O Centro da Coroa FC é um clube de futebol que se empenha em aproximar as crianças ao esporte e apoiá-las neste caminho. Ter o Neymar e a Puma fazendo algo tão especial para as crianças, vai ficar em nossa memória. Este foi um dos melhores dias de suas vidas e tenho certeza que os inspirou a continuar sonhando”, celebra Thadeu P. Nogueira, Diretor de futebol do Centro da Coroa FC.
Atualmente o Centro da Coroa conta com 120 atletas divididos em 6 categorias e várias crianças que participam da recreação do clube. Elas começam a jogar futebol bem cedo e entram nas categorias de base, onde são treinadas e preparadas para competições. “Por mais que não se torne um jogador, tenho certeza; a carreira que escolher vai ter sucesso com muita disciplina, foco.” Diz Tadeu, responsável por todas as categorias de base.
O clube desenvolve um projeto importante para as categorias de base de futebol de campo denominado “Jovens Coroanos“, levando o nome do clube para programas de televisão, campeonatos estaduais importantes e campeonatos internacionais.
Membro da Associação Paulista de Futebol (APF), o clube participa da Copa Paulista APF, da Taça Cidade de São Paulo e diversas outras competições de futebol de base.
Mais recentemente, o Centro da Coroa foi campeão da Copa Paulista de 2023 na Categoria Sub 13, quando viajou até São José dos Campos para disputa da Grande Final, vencendo a equipe do Esplanada por 3 a 0 e também ficou com os troféus de melhor jogador e artilheiro da competição.
Nossa versão foi feita em botões Play Dream para a disputa do Desafio ao Galo EWA.
Comentários
Postar um comentário