Esse é o Anápolis Futebol Clube, um clube brasileiro de futebol da cidade de Anápolis, no estado de Goiás. Apelidado de Galo da Comarca, o clube reclama para si o título do estadual de 1947, não reconhecido pela federação goianiense.
Foi fundado em 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A ideia era de criação de um time do "povão", para competir com outro já existente, o Anapolina, que era considerado time de "elite".
Já em 1947 o clube conquistou o seu primeiro título estadual (não reconhecido pela Federação Goiana de Futebol), quebrando um tabu, pois foi a primeira vez um time do interior ganhava o campeonato estadual. Em 1951 muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube, aproveitando que o time que se chamava até então Anápolis Sport havia encerrado suas atividades, culminando na fundação da Anapolina.
Na década de 1960, o Anápolis era bastante conhecido e tinha vários apelidos, dentre os quais Galo da Comarca, Tricolor da Manchester e Time dos Carroceiros. Em 1965, sagra-se campeão estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3 a 2 em uma virada histórica, no Estádio Jonas Duarte. No ano seguinte disputou a Taça Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição.
Depois de um longo período sem grandes destaques, foi rebaixado no estadual de 1989, iniciando um dos períodos mais difíceis da história do clube. Venceu a Segundona estadual de 1990, voltou à primeira divisão, mas continuou com um período sem grandes destaques, com rebaixamos e acessos seguidos.
Em 2016 o Anápolis disputou a elite goiana e conseguiu chegar à decisão, eliminando o Atlético na semifinal em pleno Serra Dourada, mas perdeu o título nos pênaltis para o Goiás. Com o vice-campeonato, o Galo da Comarca conquistou vaga para disputar a Copa do Brasil de 2017 e também vaga na Série D.
Disputou novamente a Série D do Brasileirão de 2023 e a primeira divisão do Campeonato Goiano, onde foi eliminado apenas nas semifinais, garantindo assim sua vaga na Série D do Brasileirão 2024.
Comentários
Postar um comentário