BLOOMING, DA BOLÍVIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Social, Cultural y Deportivo Blooming, um clube de futebol boliviano. Sua sede fica na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Manda seus jogos no Estádio Ramon Tauhichi Aguilera, com capacidade para 38 mil pessoas. Disputa atualmente a Liga de Fútbol Profesional Boliviano.

Fundado em 1946, quando um grupo de jovens liderados por Humberto Vaca Pereyra Montaño concordou em fundar um novo clube de futebol após a ruptura de uma equipa anterior que formaram, denominada "Céu Azul". Na busca por um nome, buscaram inspiração na próspera juventude da cidade de Santa Cruz; portanto, decidiram nomear o time oficialmente como "Club Blooming". Nos anos seguintes à sua fundação, o Blooming tornou-se um clube de muito sucesso no campeonato amador, vencendo diversos torneios realizados na região. Em 1953, o conselho de administração determinou que era hora de melhorar o status do clube.

O Blooming fez então a transição do futebol amador para o profissional depois de derrotar outros dois times locais em um torneio curto. A partir desse momento, a equipe conquistou o direito de ser membro da Asociación Cruceña de Fútbol (ACF), associação regional que naquela época era a entidade máxima do futebol boliviano no departamento de Santa Cruz.

Em 1977 nasceu a Liga de Futebol Profissional Boliviano. A liga era composta por dezesseis clubes tradicionais de todo o país, entre eles o Blooming. Na época em que o clube nomeou um novo presidente, seu nome era Roberto “Tito” Paz, conhecido e respeitado empresário santa-cruzense que transformaria o time em uma verdadeira potência nos anos seguintes. A primeira partida oficial do Blooming na liga foi disputada em 17 de setembro de 1977, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Real Santa Cruz.

Atualmente o clube detém como principais títulos 5 campeonatos bolivianos, o último em 2009. Também venceu por duas vezes a Copa Da Bolívia e foi o único clube boliviano a chegar nas semifinais da Copa Libertadores da América, em 1985.

Seu maior rival é o Oriente Petrolero, também de Santa Cruz De La Sierra. Quando se enfrentam, o jogo é chamado de "Clássico Cruceño", considerado um dos jogos mais importantes do futebol boliviano pelo fanatismo e paixão de sua torcida, bem como pela intensidade da partida em si.

Nossa versão foi feita em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi. É o 6.º clube boliviano da coleção. Os outros são The Strongest, Bolivar, Oriente Petrolero, Real Santa Cruz, San José e Jorge Wilstermann.

Comentários