NAGOYA GRAMPUS, DO JAPÃO, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Nagoya Grampus, um clube de futebol, de Nagoya, Japão, que compete na J-League. Já contou com Stojkovic, Lineker e, mais recentemente, o centroavante brasileiro Jô em suas linhas.

Foi fundado em 1939 como Toyota Automated Loom Works FC, na época um clube formado por trabalhadores da empresa Toyota Industries para disputar torneios locais e, alguns anos mais tarde, a JSL - o campeonato japonês de futebol, de caráter amador, jogado por funcionários das empresas mantenedoras dos clubes. Em 1968 a empresa viu após o rebaixamento da liga local, uma chance de se promover e fundaram o Toyota Motor S.C. .Eles foram os primeiros campeões da segunda divisão da JSL de 1972, e passaram por uma série de promoções e rebaixamentos até os anos 90.

Encerrando a era da Japan Soccer League (JSL), formada em 1965 e que consistia em clubes amadores, a J.League foi criada em 1992 como uma liga profissional, e sua primeira temporada começou em 1993. O sucesso da primeira temporada foi tamanho que deu origem a uma rápida expansão, com praticamente dois novos times se juntando à liga a cada nova temporada até 1996. Em cada uma das duas temporadas seguintes, uma nova equipa se juntou à liga.

Ainda em 1993, já inscrita na nova liga, a Toyota mudou o nome do clube para Nagoya Grampus Eight. O nome do time é derivado dos símbolos de Nagoya. Os dois golfinhos grampos no topo do castelo de Nagoya é um folclore local, e o Maru-Hachi (circulo oito) símbolo oficial da cidade. Na primeira temporada o clube foi o nono colocado, entre dez inscritos, ficando a frente apenas do Urawa Red Diamonds.

O Nagoya Grampus teve uma das suas temporadas mais bem-sucedidas em 1995, quando o clube foi treinado pelo técnico francês Arsène Wenger, que alguns anos depois voltaria para a Inglaterra como treinador no clube londrino Arsenal. Nesse ano o Nagoya conquistou a Copa do Imperador e terminou em segundo na J.League, com o meia sérvio Dragan Stojković e o centroavante inglês Gary Lineker presentes no time. 

Em 1997 o Grampus venceu a Copa Sanwa Bank, um torneio amistoso organizado pela JFA de caráter binacional, disputada de 1994 a 1997, sempre em Tóquio, entre o campeão da Liga Japonesa e um campeão nacional de outro país (respectivamente: Argentina, Brasil, Suécia e EUA). Neste caso o Grampus enfrentou o DC United, dos EUA.

Em 2008, o clube passa a não adotar mais o nome Eight, apenas Nagoya Grampus.

Em 2010, o agora técnico Dragan Stojković ajudou o time a ganhar seu primeiro troféu da J. League. O Nagoya Grampus foi campeão com 10 pontos a mais que o segundo colocado, o Gamba Osaka. Em 2011 o Grampus continuou forte, mas não conseguiu repetir o título e ficou em segundo, atrás do Kashima Reysol. Não venceu a liga, mas venceu a Copa do Imperador pela segunda vez na sua história.

Desde então o clube oscila entre boas e más fase, sendo eventualmente rebaixado e promovido de volta a J-League.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Os outros clubes japoneses da coleção são Shonan Bellmare, Cerezo Osaka, Kashima Antlers, Tokyo FC, FC Nakama (da série Super Strikers) e Sanfrecce Hiroshima, além de diversas versões da seleção japonesa.

Comentários