Esse é o Nagoya Grampus, um clube de futebol, de Nagoya, Japão, que compete na J-League. Já contou com Stojkovic, Lineker e, mais recentemente, o centroavante brasileiro Jô em suas linhas.
Foi fundado em 1939 como Toyota Automated Loom Works FC, na época um clube formado por trabalhadores da empresa Toyota Industries para disputar torneios locais e, alguns anos mais tarde, a JSL - o campeonato japonês de futebol, de caráter amador, jogado por funcionários das empresas mantenedoras dos clubes. Em 1968 a empresa viu após o rebaixamento da liga local, uma chance de se promover e fundaram o Toyota Motor S.C. .Eles foram os primeiros campeões da segunda divisão da JSL de 1972, e passaram por uma série de promoções e rebaixamentos até os anos 90.
Encerrando a era da Japan Soccer League (JSL), formada em 1965 e que consistia em clubes amadores, a J.League foi criada em 1992 como uma liga profissional, e sua primeira temporada começou em 1993. O sucesso da primeira temporada foi tamanho que deu origem a uma rápida expansão, com praticamente dois novos times se juntando à liga a cada nova temporada até 1996. Em cada uma das duas temporadas seguintes, uma nova equipa se juntou à liga.
Ainda em 1993, já inscrita na nova liga, a Toyota mudou o nome do clube para Nagoya Grampus Eight. O nome do time é derivado dos símbolos de Nagoya. Os dois golfinhos grampos no topo do castelo de Nagoya é um folclore local, e o Maru-Hachi (circulo oito) símbolo oficial da cidade. Na primeira temporada o clube foi o nono colocado, entre dez inscritos, ficando a frente apenas do Urawa Red Diamonds.
Comentários
Postar um comentário