AMAZONAS FC, DE MANAUS-AM, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Amazonas Futebol Clube, um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Apesar de ser um clube novo, a Onça-Pintada tem o maior público pagante da história da Arena da Amazônia.

O Amazonas teria sido idealizado por volta de 2017, dois anos antes de sua fundação, período em que foi planejado, até sua fundação oficial em 2019. A ideia foi encabeçada por empresários e políticos locais, fazendo valer assim a continuada história dos clubes jovens de Manaus que sempre tem entre seus fundados integrantes de diretorias passadas de clubes tradicionais da capital.

No momento da sua fundação, o clube já apresentava-se estruturado com sede, alojamentos e local para treinos. Além disso, planejava a construção de seu próprio centro de treinamentos. Para aquele inicio audacioso, o clube planejava uma folha salarial modesta, de em torno de R$50 mil, mas já fazendo ensaios de contratações audaciosas. O clube inicialmente teve uma política de investir em medalhões do futebol brasileiro, trazendo nomes como Maikon Leite (em 2020), Ibson[10] e Walter, (em 2022).

O clube disputou a sua primeira competição oficial em 2019, o Campeonato Amazonense de Futebol - Segunda Divisão, com um elenco com cerca de 30 jogadores, a maioria nomes conhecidos no futebol da região norte, além de jogadores oriundos do interior do estado. Em sua estreia venceu o Tarumã por 3 a 0. O primeiro gol da história foi marcado pelo atleta Deivison, aos 25 minutos do 1º tempo. Coube a Ivanilson marcar o 2º e 3º gol aos 21 e 31 minutos do 2º tempo. O clube foi eliminando adversários e chegou até a final, onde enfrentou o São Raimundo e novamente venceu o adversário, consagrando-se campeão amazonense da Segunda Divisão.

Mais pra frente, graças ao terceiro lugar geral no Campeonato Amazonense de Futebol de 2021 o Amazonas garantiu sua primeira participação em uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022 - Série D. Nessa competição a "Onça-pintada" fez sua primeira partida oficial fora do estado do Amazonas, quando viajou a Rio Branco, capital do Acre, para enfrentar o Humaitá. A partida foi disputada no estádio Arena da Floresta e foi vencida pelo aurinegro amazonense pelo placar de 1 a 0, com gol de Rafael Tavares aos 9 minutos do 2º tempo. O clube venceu suas 4 primeiras partidas na competição, vindo quebrar a sequência com um empate na 5ª rodada em 2 a 2 com o conterrâneo São Raimundo, depois de chegar a estar vencendo por 2 a 0. Sua única derrota na primeria fase foi na 11ª rodada, quando perdeu pelo placar de 2 a 1 para o Porto Velho, em Manaus, perdendo assim sua invencibilidade histórica em competições nacionais. O clube encerrou a primeira fase como líder do grupo com 9 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.

Chegou nas Quartas de Final e estava enfim disputando o sonhado acesso nacional. É necessário lembrar que em caso de não conseguir o acesso, o Amazonas só voltaria a uma competição nacional possivelmente em 2024, já que não se qualificou para as competições de 2023. Após conquistar o almejado acesso, o Amazonas se classificou às semifinais para buscar o título da competição, porem, a caminhada histórica da equipe amazonense parou por aí, enfrentando o clube mineiro Pouso Alegre a "onça-pintada" acabou sendo derrotada duas vezes pelo placar de 1 a 0. 

Em 2023, pelo Campeonato Amazonense de Futebol, venceu 7 de 9 jogos na primeira fase e se classificou como líder absoluto da fase regular. Nas quartas de final passou pelo Operário (2 a 1 e 2 a 0), depois, na semifinal, eliminou o Nacional (1 a 0 e 0 a 0) e pela primeira vez conquistou o direito de disputar a final. Na final o adversário foi o Manauara, com quem empatou em 0 a 0 e depois venceu por 1 a 0, conquistando assim seu inédito título da Primeira Divisão estadual.

O Amazonas estreou na Série C em 2023, enfrentando o Brusque no Estádio Augusto Bauer, na cidade homônima ao clube, e foi derrotado por 1 a 0. Depois disso o clube viveu uma sequência "mágica" de 10 jogos invicto, onde venceu 7 e empatou outros 3 jogos, liderando a fase regular por 4 rodadas seguidas chegando a estar 5 pontos a frente do segundo colocado. Se classificou em 3º lugar, muito por conta da "gordura" que havia acumulado na primeira metade da fase.

No quadrangular de acesso, o clube perdeu suas duas primeiras partidas, trocou de técnico e o novo comandante trouxe ao Amazonas as primeiras vitórias. O clube chegou à última rodada do quadrangular de acesso, onde enfrentou o Botafogo da Paraíba, qualificado para disputar o acesso e também a vaga na final do Campeonato. Mediante isso, o clube passou pelo fenômeno de união das torcidas amazonenses que prometera lotar a Arena da Amazônia, algo que já havia ocorrido com São Raimundo, América e Manaus. 

O jogo foi disputado em 7 de Outubro de 2023, diante de público divulgado de 44.500 pessoas presentes, das quais 41.850 eram pagantes, estabelecendo o novo recorde de público pagante do estádio. O Amazonas venceu o clube paraibano por 2 a 0, com gols de Diego Torres e Rafael Tavares. Com a vitória a "Onça-pintada" não só garantiu seu acesso para a Série B, levando o estado do Amazonas de volta ao 2º nível do futebol nacional após 17 anos de ausência, como também se garantiu na final da competição, onde enfrentou o Brusque.

No primeiro jogo da final, o Amazonas não saiu do empate em 0 a 0, diante do Brusque. No retorno, jogando no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, a "Onça" conquistou sua 8ª vitória como visitante, desta vez por 2 a 1. O adversário saiu a frente no placar aos 11 minutos do 1º tempo, com Guilherme Queiróz convertendo cobrança de pênalti. O gol de empate veio no final do mesmo tempo, aos 44 minutos, quando em cobrança rapida de falta, a bola chega a Diego Torres que coloca no canto do gol. O gol da virada veio pelos pés do artiheiro Sassá, aos 11 do 2º tempo. O resultado permaneceu assim até o apito final, consagrando o Amazonas campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023, um título inédito para o estado do Amazonas.

Atualmente disputando a Série B do Brasileirão, o clube tem como principal conquista o título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023 - Série C, além da marca de dois acessos nacionais consecutivos em suas primeiras participações, com apenas 4 anos de existência.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um modelo antigo. Os outros clubes amazonenses da coleção são Cliper, Nacional, São Raimundo, Fast e Rio Negro.

Comentários