O Portuguesa Fútbol Club é um clube de futebol profissional venezuelano com sede em Araure, estado de Portuguesa. Atualmente joga na Primeira Divisão da Venezuela e disputa seus jogos no Estádio José Antonio Páez.
Portuguesa é um dos estados da Venezuela, localizado no noroeste do país. Segundo a tradição, havia uma mulher portuguesa em um batalhão conquistador que marchava pela região que, ao cruzar um rio se afogou. Desde esse dia o tal rio passou a ser chamado casualmente de Rio Portuguesa, em sua memória. Com o passar do tempo e o estabelecimento das fronteiras da região, hoje essa mesma portuguesa dá nome ao estado onde morreu.
O time rubro-negro teve uma primeira década digna de admiração, conquistando seu primeiro campeonato venezuelano já em 1973, sob o comando do direção de Walter "Cata" Roque. Em 1975, venceu novamente sob o comando do ex-futebolista iugoslavo Vladimir Popović. Em 1976, foi campeão venezuelano pela terceira vez com Benjamín Fernández. Em 1977, foi campeão com o retorno de Popović e em 1978 venceu seu último campeonato venezuela com Celino Mora. Além disso, “El Penta”, apelido recebido por seus cinco títulos, conquistou a Copa Venezuela em 1973, 1976 e 1977, além de ter sido vice-campeão da primeira divisão nas temporadas de 1974, 1980 e 1983.
Em 1977, naquela época, ocorreu a maior transação da história por um crioulo, quando o meio-campista do Estudiantes de Mérida, Richard Páez, foi contratado por 200 mil bolívares. A Copa Libertadores de 1977 foi inesquecível para a Portuguesa, pois proporcionou o primeiro artilheiro de uma seleção venezuelana na Copa Libertadores: Juan César Silva, do Tucumán, com 5 gols, empatado com Néstor Scotta, do Deportivo Cali. Eles também chegaram às semifinais (passar em primeiro lugar na fase de grupos levava automaticamente a outro grupo semifinal) depois de despachar o Estudiantes de Mérida e os peruanos Sport Boys e Club Sport Unión Huaral. Nas semifinais não conseguiu vencer os times brasileiros Internacional de Porto Alegre e Cruzeiro, apesar de derrotar o antigo por 3 a 0 em Araure.
Comentários
Postar um comentário