O Estudiantes de Mérida Fútbol Club, comumente chamado de Estudiantes, é um clube venezuelano de futebol, da cidade de Mérida, na Venezuela. Atualmente disputa a Primeira Divisão do futebol venezuelano.
Pouco tempo depois da profissionalização do futebol na Venezuela, no ano de 1957, Guillermo Soto Rosa, um engenheiro oriundo da Universidad de Los Andes (ULA), teve a ideia de criar uma equipe de futebol local, apreoveitando os talentos da região e com a experiência em torneios estudantis realizados anteriormente na cidade.
Com a conquista dos campeonatos juvenis de 1969 e 1970 pela Seleção Juvenil de Mérida, várias personalidades reacenderam a ideia de Soto Rosa de formar um time profissional que representasse a cidade.
Desta forma, o Estudiantes de Mérida foi fundado em e 1971. Como a maior parte dos fundadores da nova equipe estudantil vieram do colégio San José, dirigida por jesuítas bascos, o clube assumiu como identidade as cores vermelha e branca com listras verticais, inspiradas clube basco Athletic Bilbao. O clube já nasceu com uma casa, o estádio Guillermo Soto Rosa.
Logo em seu primeiro ano, o clube venceu a Copa da Venezuela, repetindo o feito em 1975, 1985 e 1986. No campeonato local, o clube foi campeão da primeira divisão venezuelana em 1980 e 1985 - ano que venceu a liga e a copa venezuelana.
Com passagens pela segunda divisão nos anos 2000, atualmente a equipe está na primeira divisão venezuelana e tem sido presença frequente na Libertadores ou na Sulamericana nos últimos anos.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Esse é sétimo clube venezuelano da coleção. Os outros são Portuguesa, Mineros, Atlético Zamora, o La Guaira, o Caracas e o Trujillanos. O Venezuelão está aMadurecendo por aqui!
Comentários
Postar um comentário