NÁUAS EC, DE CRUZEIRO DO SUL-AC, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Náuas Esporte Clube, um clube brasileiro de futebol da cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre.

Fundado em 1923, é o segundo clube mais antigo do Acre em atividade, superado apenas pelo Rio Branco, fundado em 1919. 

O clube aderiu ao futebol profissional apenas em 2008, quando participou pela primeira vez de uma edição do Campeonato Acreano. Já em 2009, o Náuas foi finalista do segundo turno do campeonato, tendo empatado a grande final em 1x1 com o Juventus, perdendo na disputa de pênaltis por 3x1.

No Campeonato Acreano de 2010, o Náuas foi o vice-campeão, sendo derrotado na final pelo tradicional Rio Branco. Os jogos foram disputados na Arena da Floresta, com o primeiro confronto, em 30 de maio, terminando em Náuas 3x5 Rio Branco. A partida decisiva, em 6 de junho, terminou empatada em 1x1.

Ainda em 2010, o Náuas debutou em competições nacionais, participando da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Em 2013, o Náuas ficou na última colocação do Campeonato Acreano e foi rebaixado. No entanto, como o Juventus desistiu de participar da edição seguinte do campeonato, o Náuas herdou a vaga. Em 2015, porém, o clube acabaria sendo novamente rebaixado.

Voltou à primeira divisão estadual em 2019 e foi rebaixado novamente em 2024, ao ser o último colocado no seu grupo da primeira fase, com apenas um ponto em quatro jogos.

Atualmente o clube disputa a segunda divisão do Campeonato Acreano. Já participou de quatorze edições da primeira divisão, tendo como sua melhor classificação o vice-campeonato de 2010. Disputou por três vezes a segunda divisão, tendo o vice-campeonato de 2018 como sua melhor classificação. Participou da Série D do Brasileirão apenas uma vez, em 2010, quando foi o 39º colocado.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um modelo antigo. Esse é o sétimo clube acreano da coleção. Os outros são Andirá, Atlético Acreano, São Francisco, Rio Branco, Juventus e Independência. 

Comentários