Essa é a Associação Civil Mineros de Guayana, mais conhecida como Mineros de Guayana ou simplesmente Mineros, um clube de futebol profissional da Venezuela que joga na Primeira Divisão há 40 anos.
Fundada em 1981 em Ciudad Guayana, no estado de Bolívar com o nome de Club Deportivo Mineros de Guayana. Foi o primeiro clube do estado de Bolívar a participar de um campeonato profissional de futebol.
Inicialmente sua cor era apenas azul. Em 1982 decidiram mudar as cores para azul e preto em alusão ao Grêmio de Futebol Porto-alegrense, do Brasil, então campeão mundial de futebol. Neste mesmo ano o Mineros venceu de maneira invicta a Segunda Divisão, conquistando sua vaga na primeira divisão nacional.
Na temporada de 1988/89 o clube conquista seu maior feito, o campeonato venezuelano de futebol. Nessa temporada Jhonny Castellanos brilhou como artilheiro do time e entre os resultados notáveis estão as goleadas sobre o UA Táchira por 4-0, sobre o Minervén del Callao por 6-2, sobre o Caracas FC 5-2 e o mais contundente na penúltima rodada contra o UA Táchira em San Cristóbal por 2-4. Na última rodada os Mineros de Guayana derrotaram o Estudiantes de Mérida por 2 a 1 com gols de “Mago” Stalin Rivas e o brasileiro Josías Silva “Zica” para gritar campeão diante de sua torcida em um estádio lotado.
Nossa versão foi montada em lentes de 45 mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Os outros clubes venezuelanos da coleção são o Atlético Zamora, o La Guaira, o Caracas e o Trujillanos.
Comentários
Postar um comentário