Essa é a Sociedad Deportiva Aucas, um clube equatoriano de futebol, com sede na capital Quito. Foi fundado por trabalhadores da companhia de petróleo Shell, vindo dessa empresa as suas cores amarelo e vermelho. Seu maior é a Liga Deportiva Universitaria (LDU), também da capital equatoriana. Os dois clubes realizam o clássico mais antigo da cidade.
O Aucas foi fundado em 1945 por trabalhadores equatorianos da multinacional Shell. A equipe leva o nome da tribo Auca, também chamada de Huaorani. O nome provém da palavra quichua awka, que significa selvagem - o termo que os quichuas da Amazônia utilizava para se referir aos Huaorani, popularizando-se entre os trabalhadores da petrolera. O clube pertencia originalmente à Royal Dutch Shell, que operava campos de petróleo no leste do Equador, onde vivem os Aucas.
Logo após sua fundação, na década de 40 e 50, o clube era um dos mais vitoriosos e conhecidos de Quito, ganhando um pentacampeonato do campeonato Amatdor de Pichincha nos anos de 1945, 1946, 1947, 1948 e 1949.
A partir dos anos 70 começou a sua decadência esportiva, com seguidas más administrações e tensões políticas internas. Desde então alterna entre a 3, 2 e 1 divisão equatoriana.
Em novembro de 2022, conquistou seu primeiro título da primeira divisão depois de derrotar o Barcelona na final por 1–0 no placar agregado. Em sua estreia na Libertadores, o Aucas conquistou sua primeira vitória na competição sendo de virada contra o Flamengo, pelo placar de 2x1, mas terminou a primeira participação na lanterna do Grupo A e não se classificou para as oitavas de final.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte baseada nos antigos Brianezi. Os outros clubes equatorianos da coleção são Barcelona, El Nacional, Delfin, Emelec, Independiente Del Valle, Guaydaquil City e LDU.
Comentários
Postar um comentário