DEPORTIVO CUENCA, DO EQUADOR, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Deportivo Cuenca, um clube de futebol sediado na cidade equatoriana de Cuenca,, no Equador. É  um dos 8 clubes que já foram campeões do Equador, com 1 título e 5 vice campeonatos, sendo o sexto clube na classificação histórica desse país. Atualmente a Série A do Campeonato Equatoriano de Futebol. 

Após ficarem entusiasmados com a Copa do Mundo de 1970, no México, os cuencanos sentiram a necessidade de contar com uma equipe de futebol que pudesse jogar na elite do futebol equatoriano. Encabeçados pelo prefeito da época  e um grupo de amigos, os cuencanos empreenderam uma série de gestões para arrecadar fundos, realizar os trâmites legais e, desta maneira, formar um time profissional, reconhecido pela Federação Equatoriana de Futebol.

O Club Deportivo Cuenca foi legalmente fundado em 1971, há apenas um mês do início do campeonato nacional. Seu primeiro técnico foi o argentino Carlos Alberto Raffo e seu goleiro Rodolfo Piazza, a primeira contratação estrangeira. Para o ano de 1972, viria o argentino Angel Luis Liciardi, o maior artilheiro da história do Deportivo Cuenca.

Os arquivos desportivos indicam que o clube com o nome Deportivo Cuenca já fazia parte da lista dos clubes fundadores da Federación Deportiva del Azuay em 1924. E embora seja verdade que em 1969 o Clube Amistad montou uma equipa que jogou alguns jogos, com reforços do Everest em Guayaquil, com o nome de Deportivo Cuenca, o atual “Expreso Austral” nasceu de fato em 1971.

Desde o início o time foi uma sensação. Seu nascimento atrapalhou a vida do povo cuenca que, orgulhoso do que o time fazia, acordava cedo aos domingos para esperar a apresentação de seus ídolos em campo. Desde o surgimento da equipe colorada, o Estádio Municipal “El Ejido” passou a se chamar Estádio Alejandro Serrano Aguilar, em nome da estrita justiça ao prefeito e primeiro presidente do clube.

Após as magníficas apresentações em seus primeiros anos de vida institucional, conseguindo até dois vice-campeonatos, a equipe de Cuenca começou a decair no final da década de 1970. A equipe de 1979 comandada por Luis Grimaldi foi uma das melhores, mas não conseguiu construir uma boa campanha, tendo Walter “El Toro” Bares como artilheiro. Em 1981 a equipe foi rebaixada para a Série "B". Depois, em 1982, terminou em último na Série B e foi rebaixado para a segunda categoria, na qual se limitou a disputar o torneio de promoção provincial da Associação de Futebol Azuay. Foram três décadas de idas e vindas entre as três divisões do futebol equatoriano até que o clube viesse a se firmar novamente.

Em 2004o Deportivo Cuenca viveu o maior episódio da sua história ao somar a primeira estrela da sua carreira. Tudo começa com a contratação do técnico argentino Daniel Córdoba, que traz ao clube jogadores estrangeiros como Javier Klimowicz, Marcelo Velazco, Eduardo Iachetti e os locais Raúl Noriega, Giancarlos Ramos, Carlos Hidalgo, David Valencia e Jhon Cagua. Depois de uma primeira etapa bem-sucedida, no meio do caminho, o técnico Córdoba saiu, deixando o Cuenca classificado para a Liguilla e contratando Julio “Turco” Asad.

O título viria no dia 8 de dezembro de 2004, faltando duas rodadas para o final do torneio, quando o Deportivo Cuenca venceu o Aucas por 3 a 2 em Quito e a comemoração começou após o final do jogo entre El Nacional e Liga de Quito, que terminou em empate, deixando o Cuenca fora do alcance dos rivais. Os torcedores saíram às ruas para comemorar, milhares de veículos apitaram, estourando foguetes e exibindo fogos de artifício. A conquista gerou tanta alegria entre os torcedores que obrigou à abertura do estádio onde milhares de torcedores aplaudiram seus ídolos. Antes disso havia uma caravana do aeroporto até o Estádio Alejandro Serrano Aguilar.

Em 2005 o Cuenca foi vice-campeão nacional. Em 2007 conquistou o 4º vice-campeonato e o artilheiro do torneio, Juan Carlos Ferreyra, com 17 gols. Seu último título foi a Copa do Ano Novo Lunar, anteriormente conhecida como Carlsberg Cup, um torneio amistoso internacional de futebol organizado pela Associação de Futebol de Hong Kong desde 1908, como parte das comemorações do Novo Chinês. Ano.

Atualmente o clube disputa a primeira divisão equatoriana e se tornou presença frequente na Libertadores e/ou na Sulamericana.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Os outros clubes equatorianos da coleção são AucasBarcelonaEl NacionalDelfinEmelecIndependiente Del ValleGuaydaquil City LDU.

Comentários