BAYERN MÜNCHEN, DA ALEMANHA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Fußball-Club Bayern München e. V., da Alemanha. Seu nome significa Bávaros de Munique e o detalhe em azul e branco em seu emblema atual é justamente a bandeira da Baviera (ou Bavária). Como a bandeira da cidade de Munique é amarela e preta, dificilmente veremos o clube vestindo essas cores, devido à recente rivalidade com o Borussia Dortmund.

O clube foi fundado em 1900 por ex-jogadores do extinto MTV 1879, que estavam cansados das condições impostas pelo clube da época e criaram o Schwabinger Bayern. Em 1906, devido a problemas financeiros e para resolver um problema de disponibilidade de campo, o Bayern uniu forças com o Münchner Sport-Club (MSC), mas ainda assim manteve sua independência no futebol. A única concessão feita foi usar as cores do clube MSC, que eram shorts vermelhos e camisas brancas.

Em 1926, o clube conquistou o título alemão regional sul e, seis anos depois, conseguiu o primeiro título nacional, vencendo o Eintracht Frankfurt na final. O Bayern sofreu com o período do Terceiro Reich (1933 – 1945), como se autodenominou o governo nazista. Tendo judeus em sua estrutura – a época seu próprio presidente e o treinador da equipe foram obrigados a se afastar. Sofreu bastante pressão política e chegou até a ter que incluir a suástica em seu escudo. As sanções sofridas pela Alemanha no período posterior ao conflito mundial também foram sentidas pelo futebol local. 

Embora hoje o Bayern seja o maior campeão da Bundesliga, ironicamente o gigante não foi um dos clubes fundadores da liga em 1963. Os 16 clubes fundadores foram o 1.FC Nürnberg1.FC SaarbrückenBorussia DortmundDuisburgEintracht BraunschweigEintracht FrankfurtFC KölnHamburger SVHertha BSC, KarlshuherKaiserslauternPreußen MünsterSchalke 04TSV 1860 MuniqueVfB Stuttgart e Werder Bremen. O Bayern ingressou na primeira divisão nacional dois anos depois e seu primeiro título neste certame aconteceu na temporada 1968/69.

Coincidentemente, ainda em 1963 um jovem jogador chamado Franz Beckenbauer chegou ao clube depois de uma discussão com os diretores do seu antigo clube, o TSV 1860 München, na época o maior da cidade. No Bayern já jogava um jovem goleiro chamado Sepp Maier e na frente um homem a quem o treinador chamava de pequeno gordo. Anos depois esse apelido seria substituído por outro, que o mundo conheceu anos depois como Torpedo Müller. Esse jogadores foram a base para o período de maior sucesso do clube, em meados da década de 1970. Sob a liderança de Franz Beckenbauer, ganhou por três vezes seguidas a Liga dos campeões da UEFA (entre 1974 e 1976). Aquele time é reconhecido até hoje como uma das maiores equipes de todos os tempos do futebol mundial. 

Atualmente, o Bayern já conquistou 33 títulos do Campeonato Alemão e 20 da Copa da Alemanha. Em nível internacional, o Bayern venceu 6 edições da Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA, 1 da Liga da Europa da UEFA, 1 da Recopa Europeia e 2 da Supercopas Europeia, sendo um dos cinco únicos times a ganhar as três principais competições da Europa (Liga dos Campeões, Liga Europa, e a Recopa Europeia). Somam-se a sua galeria 2 Taças Intercontinentais e 2 Campeonatos do Mundo de Clubes da FIFA. No total são 4 títulos mundiais, 10 continentais e 68 títulos nacionais - sendo 11 títulos nacionais consecutivos.

Em 2013, o clube conquistou uma tríplice coroa (venceu a Liga dos Campeões da UEFA, a Bundesliga e a Copa da Alemanha) e em 2020 conquistou novamente tornando-se o primeiro clube alemão e o sétimo da Europa a conquistar esse feito duas vezes.

Depois de 11 conquistas consecutivas da Bundesliga, o Bayern ficou em terceiro na última temporada, atrás do campeão Bayer Leverkusen e do Stuttgart. As más línguas dizem que o clube sucumbiu à maldição do atacante Harry Kane, porém o inglês fez a sua parte e foi o artilheiro da competição e o artilheiro do clube em sua primeira temporada. 

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Promessa é dívida!

Aí vão alguns dos outros modelos da coleção:











Comentários