Uberlândia Esporte Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, apelidado de o Alviverde do Triângulo. Seu mascote principal é o periquito.
O clube foi fundado em 1922, quando o município de Uberlândia ainda era conhecido como Uberabinha. Na década de 1920, a cidade era comandada e rivalizada politicamente por dois grupos que possuíam suas próprias bandas e se revezavam na abertura dos jogos de futebol que aconteciam na cidade. Em um importante jogo realizado no Campo da Associação Esportiva de Uberabinha, a banda “Cocão” decidiu romper o acordo de revezamento e então os Coiós se retiraram do campo. Com isso alguns empresários da época decidiram fundar um novo clube e um deles cedeu o terreno onde, anos mais tarde, seria o Estádio Juca Ribeiro. Desta forma, foi fundado oficialmente, em 1922, o Uberabinha Sport Clube que, em breve, mudaria seu nome juntamente com a cidade para Uberlândia Esporte Clube.
É um dos mais tradicionais times do estado de Minas Gerais e um dos poucos do interior mineiro que faziam frente aos grandes times da capital, Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro. Por décadas, o time foi um encalço aos times da capital, porém, nunca se sagrou campeão mineiro.
Grandes jogadores que fizeram sucesso no futebol brasileiro e internacional já vestiram a camisa do Uberlândia como o zagueiro Batista, medalhista de prata pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Seul de 1988; o meia Tico, campeão da Copa Libertadores pelo Cruzeiro em 1997; e o atacante Vivinho, que também vestiu a camisa amarelinha e se destacou em grandes clubes, como Vasco e Botafogo, iniciaram suas carreiras no UEC.
Outros craques que defenderam a seleção brasileira e grandes clubes, como Dirceu Lopes, Oséas, Zé Mario, Xaxá, Dante e o saudoso zagueiro Moraes, também vestiram a camisa alviverde e se tornaram ídolos da torcida do Uberlândia Esporte.
O UEC também viu alguns famosos passarem pelo clube por pouco tempo e não deixaram nenhuma saudade, como o atacante Viola, que fez história jogando por Corinthians e Palmeiras, e o lateral direito Josimar, ídolo do Botafogo, titular na seleção brasileira na Copa do Mundo do México, em 1986.
O ex-atacante Vivinho, que começou sua carreira profissional só aos 21 anos, é o autor do gol mais importante da história do Uberlândia EC, que deu o título da Taça de Prata de 1984 para o Verdão, em partida realizada contra o Remo no Estádio Parque do Sabiá.
O lindo novo modelo foi um presente do amigo Caio, montado e desenhado por ele mesmo com o escudo antigo do clube. Foi direto para a galeria dos intocáveis!
Esse novo Uberlândia vai fazer companhia aos outros mineiros da coleção, o Atlético Mineiro, o Cruzeiro, o América, o At. Uberlândia, o Sport de Juiz de Fora, o Coimbra, o Villa Nova, o Pouso Alegre, o Nacional, o Uberaba, o Betim, o Tombense e o Ipatinga.
Comentários
Postar um comentário