Esse é o FC Ingolstadt 04, uma agremiação esportiva alemã, sediada em Ingolstadt, na Baviera. Auxiliado pela Audi, o clube de 19 anos de idade já chegou a participar da primeira divisão alemã e atualmente disputa a 2. Bundesliga.
O clube foi fundado em 2004, como resultado da fusão entre o MTV Ingolstadt e o ESV Ingolstadt. O ESV Ingolstadt foi fundado em 1919 como FC Viktoria enquanto o MTV Ingolstadt, o maior entre os dois, foi fundado em 1881 e criou a seção futebolística em 1905. O novo clube é também conhecido como "Die Schanzer" - a fortaleza. O apelido tem íntima relação com a história da cidade, que fica no estado da Baviera, a poucos quilômetros de Munique e às margens do rio Danúbio.
Por conta da posição geográfica privilegiada, Ingolstadt foi escolhida para ser a sede da Audi. A maior parte dos cerca de 130 mil habitantes da região vivem em função da montadora e dos benefícios econômicos que a presença dela proporciona. Estima-se que cerca de 25% da população local trabalhe na fábrica.
O time, é claro, também tem estreitas relações com a Audi. Mais do que patrocinar o clube, a Audi foi uma das principais responsáveis pela fusão de 2004, comprou parte das ações do clube e faz parte da supervisão técnica do FC Ingolstadt. Além disso, investiu 20 milhões de euros na construção do estádio Audi Sportpark, localizado a poucos metros da rodovia que liga a cidade a Munique. Ficou pronto em 2010 e tem capacidade para 15,8 mil torcedores.
O modelo de gestão eficiente e a presença de um forte investidor fez com que a equipe tivesse uma rápida ascensão na hierarquia do futebol alemão. A recém-nascida agremiação estreou na temporada 2004-2005 na Oberliga da Baviera (equivalente a 4.º divisão) e na sua primeira temporada obteve um convincente segundo lugar. Na temporada sucessiva venceu seu grupo e chegou à Regionalliga Süd (equivalente a 3.º divisão).
Na temporada 2008-2009 disputou o campeonato da Zweite Liga, a segunda divisão alemã, ficando no penúltimo lugar e caindo novamente para a terceira liga. Na temporada seguinte a equipe voltou à segunda divisão, ao bater o Hansa Rostock, na repescagem por 3 a 0, somadas as partidas de ida e volta, depois de ter ficado em terceiro no campeonato a poucos pontos do campeão.
Na temporada 2014-2015 o clube alcançou a sua maior glória. Foi campeão da 2. Bundesliga, conseguindo o acesso à Bundesliga pela primeira vez.
Na temporada de estreia na elite do futebol alemão, o clube surpreendeu e terminou no 11.º lugar entre os 18 clubes da Bundesliga, porém na temporada seguinte o clube foi rebaixado ao ficar np 17.º lugar, permanecendo na segunda divisão alemã até hoje.
Nossa versão foi uma presente do nosso querido amigo Caio, e por coincidência foi montado por um outro amigo com quem já tivemos o prazer de jogar algumas vezes, o Andreas, do site futeboldebotãoantigo.blogspot.com. Está guardado com muito carinho.
Comentários
Postar um comentário