CHIVAS GUADALAJARA, DO MÉXICO, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Deportivo Guadalajara, também conhecido como Guadalajara ou pelo seu apelido Chivas, um clube de futebol profissional mexicano sediado em Guadalajara, no estado de Jalisco. É um dos grandes clubes do México e possui uma das maiores torcidas do mundo. Manda seus jogos no Estadio Akron, localizado na cidade de Zapopan. Suas cores são vermelho, branco e azul.

Fundado em 1906 com o nome de Club de Fútbol Unión pelo belga Edgar Everaert com apoio do francês Calixto Gas, colega de trabalho. Suas cores seriam o azul, o branco e o vermelho, em homenagem a bandeira da França. Entusiastas do futebol, os dois imigrantes europeus ensinaram as regras básicas do esporte para os mexicanos que queriam atuar na equipe. Por dois anos, o Unión atuou com esse nome, até que em 1908 Everaert decidiu rebatizá-lo para Club Deportivo Guadalajara, visando a criar uma melhor identificação com a cidade de origem da agremiação futebolística. O fundador decidiu também que a partir de então o clube só aceitaria jogadores mexicanos - uma regra vigente até hoje no clube. A decisão levou a dispensa de alguns jogadores franceses do plantel. As cores originais seriam mantidas, mas o branco e o vermelho ganhariam predominância a partir dali.

Ingressou na liga amadora jalisciense em 1908, e no ano seguinte, o Guadalajara conquistou o primeiro título de sua história, a Liga amadora do estado de Jalisco. Como não havia um campeonato nacional unificado, o torneio local foi a principal competição disputada pelo clube - que obteve mais 12 conquistas - até o início do profissionalismo do futebol mexicano, em 1943. Ainda nesse ano, foi criado o primeiro Campeonato Mexicano de Futebol, com dez equipes participantes, entre as quais o Guadalajara.

O apelido atualmente detido pelo Guadalajara orgulhosamente nasceu na década de 40, quando o jornal El Informador, da capital de Jalisco, publicou em 30 de setembro de 1948, depois do encontro contra Tampico pela segunda rodada, o seguinte: JUGARON A LAS CARRERAS Y GANARON LAS ‘CHIVAS’ UNO A CERO; o título foi usado pelos torcedores do rival Atlas, para zombar da equipe. O nome Chivas vem de um cabrito montês bastante comum no México e que é conhecido por ser muito arisco e selvagem. O que começou como uma piada foi transformado em um som que ressoa em todo o futebol mexicano até hoje, um fenômeno que transcende fronteiras com mais de 40 milhões de torcedores no país, nos Estados Unidos e no mundo.

Entre as lendas que vestiram a camisa vermelha e branca são: Salvador Reyes, José Villegas, Sabas Ponce, Guillermo Sepúlveda, Juan Jasso, Jaime Gomez, Hector Hernandez, Ignacio Calderon, Fernando Quirarte Benjamin Galindo, Javier Ledesma, Eduardo de la Torre, Ramon Ramirez, Alberto Coyote, Oswaldo Sanchez, Ramon Morales, Adolfo Bautista, Omar Bravo, Carlos Salcido e Javier 'Chicharito' Hernandez.

Em 2004 um grupo de empresários americanos fundou uma filial do time mexicano nos EUA, com o nome de Club Deportivo Chivas USA. O clube disputou por dez anos a MLS e encerrou suas atividades após a temporada 2014, sem conquistar nenhum título. A ideia de cativar as comunidades hispânicas em LA podia ser interessante em 2004, mas passados 10 anos, era claramente um erro. Além disso, o clube tinha rejeição da grande maioria de mexicanos que não torciam para o Guadalajara. Diferentemente do resto do mundo, nos EUA as ligas são grandes empresas das quais os times são sócios. Portanto, um time ir muito mal é ruim para todos os times e para a liga. O Chivas USA era o time com menor média de público e teve a pior campanha nas suas duas últimas temporadas, mesmo sediado em uma cidade com enorme potencial como Los Angeles. No final de 2014, a liga anunciou que, pelo fato de não ter seu estádio próprio e falhar em atrair o público latino, após várias temporadas de pouco público e baixa audiência, o Chivas USA iria encerrar as atividades ao fim daquela temporada e uma nova franquia de expansão seria concedida à cidade de Los Angeles. Agora pense bem, se você vivesse nos EUA você iria torcer para um time chamado Fluminense USA apenas por ele ser uma filial do clube brasileiro? 

Voltando ao clube mexicano, atualmente a equipe compete na Liga MX, a primeira divisão do futebol mexicano. É um dos dez membros fundadores da liga e é uma das sete equipes que nunca foram rebaixadas. Possui doze títulos da Liga MX, quatro Copa MX e uma Supercopa MX. Em nível continental, venceu duas vezes a Copa dos Campeões da CONCACAF em 1962 e 2018 e foi vice-campeão da Libertadores da América em 2010, ano em que estreou seu novo estádio, o Omnilife, mas foi derrotado pelo Internacional de Porto Alegre na final. Em 2008, uma pesquisa da Televisa mostrou que o time mais popular do México naquele momento era o Guadalajara, com 23% da preferência dos torcedores do país, um ponto percentual a frente de seu rival Club América, com 22%. O duelo entre os dois é conhecido como El Súper Clásico.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Os outros clubes mexicanos da coleção são o Atlas, o América, o Tigres, o Cuervos Negros Selvagens, o Chivas, o Leon, o Cruz Azul, o Monterrey e o Pachuca.

Comentários