CRICIÚMA EC, DE CRICIÚMA-SC, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Criciúma Esporte Clube, um clube de futebol da cidade de Criciúma, no estado de Santa Catarina. Apelidado de "Tigre", o clube acabou de voltar para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O clube teve sua origem no Comerciário Esporte Clube, que foi fundado em 1947 por um grupo de jovens rapazes moradores do centro da cidade de Criciúma com o intuito de jogar futebol, sendo o primeiro clube de futebol da cidade. A primeira vitória veio apenas na terceira partida e o primeiro título foi conquistado em Siderópolis, em 1948, quando o time era considerado a zebra do torneio, por ser o caçula da região. 

Em 1970, atingido por uma séria crise financeira, o Comerciário Esporte Clube foi obrigado a encerrar as atividades no departamento de futebol profissional, só retornando a disputar o Campeonato Catarinense em 1977, quando o clube resolveu voltar as atividades profissionais. 

Devido a falta de torcida, surgiu a ideia de trocar o nome para Criciúma Esporte Clube, para trazer ao estádio os torcedores dos extintos Ouro Preto, Atlético Operário, Próspera, Boa Vista e Metropol. Assim, em 1978, o clube passava a se chamar Criciúma Esporte Clube. Porém mesmo depois da troca de nome o Criciúma ainda não conseguia se firmar como unanimidade na cidade, pelo simples fato de ainda conservar as cores do Comerciário, então em 1984 decidiram trocar as cores buscando maior identificação, escolhendo o amarelo, preto e branco. O amarelo demonstrando a riqueza da região; o preto, o carvão; e o branco, por ser uma cor presente em todos os demais clubes que existiram.

Em 1987, o Criciúma consegue a oitava colocação no módulo amarelo da Copa União, reconhecido pela CBF como o Campeonato Brasileiro de Futebol daquele ano. Em 1989, o time volta a ser campeão estadual, conquistando também em 1990 e em 1991 com o tricampeonato estadual.

Já em 1991, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o clube conseguiu o principal título da história do futebol catarinense em todos os tempos, a Copa do Brasil, contra o Grêmio. O tão sonhado título deu ao clube a vaga para disputar a Libertadores da América em 1992.

Além de ser o primeiro e único clube de Santa Catarina a conquistar o título da Copa do Brasil, o Criciúma tem em seu currículo um Campeonato Brasileiro da Série B conquistado em 2002 e um título do Campeonato Brasileiro da Série C, conquistado em 2006. No campeonato estadual, o Criciúma comemorou o título por 10 vezes, sendo o 4º maior vencedor do Catarinensão. Foi também o primeiro clube catarinense a participar de uma Copa Libertadores da América, alcançando a fase de quartas-de-final. Atualmente disputa a primeira divisão estadual e acabou de voltar para a Série A do Brasileirão.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm e arte baseada nos antigos Brianezi. Clique aqui para ver outro modelo baseado no time de 1991. 

Além do Criciúma, também fizemos os catarinenses Marcílio DiasMetropolitanoFigueirenseAvaíChapecoenseBrusqueBlumenauJoinville Próspera. Já temos quórum para mais um estadual. 

Comentários