A Premier League é a liga profissional de futebol do Reino Unido e está no topo do sistema de ligas do futebol inglês, sendo a principal competição de futebol do país. Apesar de haver campeonatos nacionais ingleses de futebol desde 1871/72 (FA Cup), depois complementado pela Football League em 1888, a Premier League teve sua primeira temporada em 1992, após a decisão dos clubes da Football League First Division de romperem com a Football League.
Criada em 1888, a Football League (atual English Football League ou EFL) é uma organização que representa 72 clubes profissionais de futebol da Inglaterra. Atualmente organiza a segunda, terceira e quarta divisão inglesa, além da Copa da Liga. Foi criada em 1888 com 12 clubes e foi crescendo até alcançar 72 clubes em 1952. Os doze clubes fundadores da Football League foram: Accrington, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers. Por mais de 100 anos, a FL organizou a primeira divisão do futebol profissional inglês.
Não confunda a Football League com a Football Association. Esta é a entidade máxima do futebol na Inglaterra, criada em 1863, sendo a mais antiga associação de futebol do mundo. Foi a FA quem formulou as regras oficiais do esporte, que pouco mudaram até os tempos atuais. A FA é membro da UEFA e da FIFA, tem assento permanente na International Football Association Board (IFAB), controla a seleção inglesa e organiza a FA Cup, o campeonato de futebol mais antigo do mundo.
Voltando a história da Premier League, apesar do significativo sucesso europeu durante a década de 1970 e início da década seguinte, o final dos anos 80 marcou uma decadência no futebol inglês. Os estádios estavam se deteriorando, com instalações precárias e grande vandalismo. Além disso, os clubes ingleses foram banidos das competições europeias durante cinco anos após a Tragédia de Heysel, em 1985. A Football League First Division estava bem atrás de ligas como a Serie A e a La Liga em termos de público e receita, e vários jogadores de alto nível foram jogar em outros países.
No entanto, na virada da década de 1990, a tendência de queda estava começando a se reverter, com a Inglaterra fazendo uma boa campanha no Mundial de 1990, chegando até às semifinais. A UEFA, entidade máxima do futebol europeu, retirou a proibição dos clubes ingleses de disputarem competições europeias em 1990 (com isso o Manchester United venceu a Recopa Europeia em 1991). O dinheiro televisivo havia se tornado muito mais importante; a Football League recebeu 6,3 milhões de libras esterlinas por um contrato de dois anos em 1986, mas quando o acordo foi renovado em 1988, o preço subiu para 44 milhões de libras estabelecidas por um acordo de quatro anos.
No final da temporada 1990–91, uma proposta para a criação de uma nova liga foi entregue, com a promessa de que traria mais dinheiro para os clubes. O acordo dos membros fundadores estabeleceu os princípios básicos para a criação da FA Premier League. A divisão recém-formada teria independência comercial da Football Association e da Football League, dando a FA Premier League licença para negociar a sua própria transmissão e contratos de patrocínio. O argumento dado na época foi que a renda extra permitiria que os clubes ingleses competissem com equipes de toda a Europa - o que de fato ocorreu.
Em 1992, os clubes da Primeira Divisão renunciaram da Football League e, em 27 de maio de 1992, a FA Premier League foi formada como uma empresa limitada, passando a operar na então sede da Football Association em Lancaster Gate. Isto significou um rompimento de 104 anos com a Football League, que tinha operado até então com quatro divisões; a partir de então a Premier League passou a operar com uma única divisão e a Football League com três. Não houve alteração no formato da competição, o mesmo número de equipes competiram na primeira divisão, e a promoção e rebaixamento entre a Premier League e a nova Primeira Divisão permaneceu da mesma forma que antes, com três times rebaixados e três promovidos.
A primeira temporada da Premier League foi disputada em 1992–93, originalmente composta por 22 clubes. Os membros inaugurais da nova liga foram: Arsenal, Aston Villa, Blackburn Rovers, Chelsea, Coventry City, Crystal Palace, Everton, Ipswich Town, Leeds United, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Middlesbrough, Norwich City, Nottingham Forest, Oldham Athletic, Queens Park Rangers, Sheffield United, Sheffield Wednesday, Southampton, Tottenham Hotspur e Wimbledon.
Atualmente a Premier League é a liga de futebol mais popular do mundo, transmitida por oitenta redes de televisão em mais de duzentos países. Apesar de não ter trazido títulos para a seleção inglesa, hoje muitas das equipes de futebol mais fortes do mundo são inglesas, com grandes destaques nas competições continentais.
Até agora, já fizemos 42 clubes ingleses para a coleção, muitos deles com várias versões. São eles Arsenal, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Birmingham, Brighton, Bristol Rovers, Burton Albion, Cardiff City*, Chelsea, Crystal Palace, Derby County, Everton, Exeter, Hull City, Ipswich Town, Leeds United, Leicester, Lincoln, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Middlesbrough, Newcastle, Nottingham Forest, Preston North End, Norwich City, Richmond, Sheffield Wednesday, Sheffield FC, Sheffield United, Southhamptom, Stoke City, Sunderland, Tottenham, Watford, West Bromwich Albion, West Ham, Wimbledon, Wolverhampton Wanderers, Worksop Town e Wrexham.
Comentários
Postar um comentário