HANSA ROSTOK, DA ALEMANHA

Esse é o Fußballclub Hansa Rostock e. V., uma agremiação esportiva alemã da cidade de Rostock, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Por um certo tempo se impôs como um dos clubes mais forte entre aqueles da ex-Alemanha Oriental, superando equipes historicamente mais ricas e fortes como as de Berlin, Dresden e Leipzig.

O clube foi fundado em 1965, quando o departamento de futebol do SC Empor Rostock se tornou independente da sociedade esportiva à qual pertencia, com base em um programa sustentado pelo governo que criou 11 equipes centrais que teriam o projeto de revelar jovens talentos para a Seleção da República Democrática Alemã, a antiga Alemanha Oriental.

O SC Empor Rostock atuou originalmente como Empor Lauter em um pequena cidade minerária da Saxônia, perto da fronteira com a então Tchecoslováquia. O Lauter obteve um inesperado sucesso e, em 1954, chamou a atenção dos políticos locais, que decidiram que a agremiação fosse transferida para Rostock. Esse era um evento comum no futebol da Alemanha Oriental, pois as equipes eram regularmente rebatizadas, desmanteladas ou remanejadas para outras cidades, de acordo com o desejo dos dirigentes comunistas.

A equipe recém-mudada foi vice-campeã da DDR-Oberliga, o campeonato nacional da Alemanha Oriental, por três temporadas consecutivas, de 1962 a 1964, e fez quatro aparições na final da Copa da Alemanha Oriental. Apesar disso, não conquistou nenhum título. Foi rebatizado de Hansa Rostock depois da sua separação do SC Empor, em 1965, como tributo ao histórico papel da cidade na Liga Hanseática das cidades portuárias da Alemanha setentrional.

Nos anos 1970 a equipe terminava constantemente na segunda metade da classificação e acabou rebaixada à segunda divisão, a DDR-Liga, Staffel A, por uma só temporada, e em três diferentes até o fim do decênio. Voltaria, no entanto, à máxima divisão no nos anos 1980. Somente com a reunificação alemã e o fim do predomínio quase absoluto de Dynamo Dresden, Magdeburg, Leipzig e Dynamo Berlin, o Hansa Rostock conseguiu angariar destaque na Oberliga.

Após a reunificação da Alemanha, em 1990, a liga futebolística da Alemanha Oriental se dissolveu na estrutura da DFB. O campeonato da Oberliga foi mantido por uma posterior temporada, para a criação da NOFV Oberliga Nordost ou Regionalliga Nordost (terceira divisão em nível nacional). A apresentação das várias equipes serviu para a redistribuição das mesmas nas três primeiras séries alemãs. O Hansa Rostock venceu o campeonato e conquistou um lugar na Bundesliga, na temporada 1991-1992, à qual contaria com duas vagas para contemplar os clubes da ex-Alemanha Oriental. O outro time foi o Dynamo Dresden. O Hansa Rostock conquistou ainda a última edição da Copa da Alemanha Oriental, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Eisenhüttenstädter FC Stahl. Por isso, foi admitido na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, a Europe League da época.

Contudo, o clube não foi capaz de assimilar a nova realidade da Bundesliga e foi rebaixado. Após três temporadas de espera na Zweite Bundesliga, a equipe alcançou a promoção na temporada 1995-1996. Nos dez anos subsequentes passados na elite do futebol alemão, o melhor resultado ocorreu duas vezes. Dois sextos lugares. Embora tenha terminado frequentemente na segunda metade da tábua de classificação, a equipe continuou a ser a única da ex-Alemanha Oriental a enfrentar os mais ricos clubes ocidentais.

A queda do muro trouxe também, para muitas regiões da antiga Alemanha Oriental, descontentamentos e a visão da desigualdade extrema entre as duas Alemanhas. Elegendo como culpado o tempo de regime comunista, as torcidas organizadas do Hansa se tornaram uma organização agressiva, de forte militância anticomunista. O extremismo trouxe consigo o nacionalismo exacerbado, e o estádio do Hansa acabou sediando infelizes manifestações contra a entrada de imigrantes na Alemanha e outros assuntos.

Na temporada 2004/05 o clube acabou rebaixado, deixando a ex-Alemanha Oriental sem representante na máxima divisão pela primeira vez depois da reunificação. Como outras equipes provenientes da parte oriental, o Hansa Rostock foi vítima da dura realidade econômica, enquanto as mais ricas e consolidadas agremiações do oeste adquiriram os jogadores do leste de maior talento em troca do dinheiro necessário para a sobrevivência financeira. Na temporada 2006-2007, o Hansa Rostock conquistou o segundo lugar na Zweite Bundesliga, e foi promovido à elite, da qual caiu rapidamente, ficando na penúltima colocação.

Ao término da temporada 2009-2010, depois da derrota na repescagem contra o Ingolstadt 04, caiu para a terceira divisão do campeonato alemão e na temporada seguinte o clube reconquistou o seu lugar na segunda divisão ao ficar em segundo lugar na terceira divisão.

O Hansa Rostock detêm uma forte rivalidade com a equipe do St. Pauli, com quem fazem o clássico chamado de ''O Derby do Medo''. Os times passaram a maior do tempo divididos politicamente. Depois da queda do Muro de Berlim, tudo era novo para os dois times. O Hansa passou a ser coadjuvante em uma Alemanha unificada. A queda do comunismo na Europa espalhou movimentos que viam que o comunismo stalinista não melhorou suas vidas, e que o capitalismo democrático os jogava num segundo plano. Assim como essa ação tomou conta do leste alemão, consequentemente, o mesmo se deu com a torcida do Hansa naquele período, que se tornou uma das mais temidas da Europa. Da parte do St. Pauli, seus torcedores são conhecidos por sua postura de esquerda, indo contra o fascismo, o racismo, o sexismo, o capitalismo arcaico. Até hoje os jogos entre essas equipes são bastante tensos, muitas vezes com confusão dentro e fora do campo. 

Voltando a falar do Hansa, atualmente o clube disputa a Zweite Bundesliga, a segunda divisão alemão, junto com seu novo rival, o Sankt Pauli, e um dos seus velhos rivais da Alemanha Oriental, o 1.FC Magdeburg. Não briga de pelo acesso de fato há algumas temporadas, mas o posicionamento dos ultras se mantém agressivo. Por isso, é ainda uma das torcidas mais temidas da Alemanha e da Europa.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria. Esse é o 34.º clube alemão da coleção. Os outros são 1.FC Nürnberg1.FC SaarbrückenBorussia Dortmund, DuisburgEintracht BraunschweigEintracht FrankfurtFC KölnHamburger SVHertha BSC, KarlshuherKaiserslauternPreußen MünsterSchalke 04TSV 1860 MuniqueVfB StuttgartWerder BremenBayern MünchenFortuna DüsseldorfAlemmania AachenDynamo DesdenUnion BerlinSankt PauliBorussia MönchengladbachArminia BielefeldDynamo BerlinHannover 96Bayer LeverkusenWolfsburgRB LeipzigCarl Zeiss JenaViktoria KölnStuttgarter Kickers e Ingolstadt 04.

Dica: Digite Alemanha no campo de busca desse blog e veja a maioria dos clubes alemães da coleção, além da maior parte das seleções alemãs.

Comentários